BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
13 de dezembro de 2022

Por que startups fecham as portas com três anos de abertura?

O Brasil é conhecido pelo empreendedorismo e os números mostram isso. De acordo com o Ministério da Economia, só o primeiro quadrimestre de 2022 registrou mais de 1,3 milhão de novas empresas no país, somando 808.243 empreendimentos. Destas, 11.562 correspondem ao modelo de negócio startup.

Por que as empresas fecham

Mas na mesma proporção em que surgem novas empresas, elas também se encerram. De acordo com pesquisas feitas pelo IBGE, 48% das instituições corporativas fecham em até três anos de existência. Os estudos também apontam, os principais motivos, um deles é a falta de gestão eficiente.

Ou seja, para empreender e não entrar na estatística das empresas que fecham as portas nos primeiros anos de vida, é essencial dominar as competências necessárias para administrar uma empresa.

Neste artigo você vai conferir as causas por trás do fechamento das empresas. Continue a leitura para saber mais.

O que são startups?

Até pouco tempo, o termo startup não era muito conhecido no Brasil, apesar de bastante familiar nos EUA. Foi a partir dos anos 1996 que o conceito passou a ser usado.

Em uma tradução literal, startup significa “empresa emergente”, e, basicamente, é um modelo de negócio que gera valor para a sociedade, através de ideias inovadoras.

As principais características que dão cara a uma startup são: repetíveis, escaláveis e exponenciais. Empresas como Apple e Microsoft são alguns exemplos.

Motivos pelos quais startups fecham as portas com três anos de abertura

Estudos feitos pelo SEBRAE em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços revelam várias razões pelas quais startups encerram suas atividades em até três anos de existência.

A burocracia sempre está no ranking dos motivos pelos quais empreendedores desistem de seus negócios. Mas o estudo concluiu que falta de capital, dificuldade para entrar no mercado e problemas na gestão são os 3 maiores problemas.

Se prepare com a nossa certificação

Aqui na UniSanta Cruz EAD nossos cursos de Tecnologia da Informação têm na grade curricular a disciplina de empreendedorismo. Ela foi criada para o acadêmico que deseja empreender na área. O objetivo é ensinar para o aluno todas as competências necessárias para abrir uma empresa e garantir que ela tenha sucesso.

Metodologia UniSanta Cruz EAD

Outro ponto que merece destaque é o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é o sistema onde todos os conteúdos e ferramentas dos cursos são disponibilizados. Praticamente, ele é uma sala de aula, só que no digital.

O nosso AVA é fácil de usar e muito intuitivo. Na página inicial da plataforma você tem acesso a diferentes funcionalidades que usará como acadêmico. Você consegue acessar o livro ou a vídeo aula, por exemplo. Além de solicitar seu certificado e ver suas notas.

Gostou? Então venha conhecer nossos cursos de TI da modalidade de ensino a EAD.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.