BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
28 de abril de 2022

Por que se tornar um desenvolvedor mobile?

Em uma sociedade cada vez mais conectada e refém dos dispositivos móveis, a figura do desenvolvedor mobile se faz cada vez mais necessária.

Por isso, como tema do texto de hoje aqui do blog do EAD Plus Santa Cruz vamos apresentar a carreira de forma bastante clara e explicativa. Então, a partir de agora você vai ficar por dentro de assuntos que vão desde como ser um desenvolvedor mobile até mesmo quanto ganha um desenvolvedor mobile.

Com obter a Certificação em Desenvolvimento Mobile

Para começar, é preciso que você esteja a par de como conquistar um certificado de qualificação profissional em desenvolvimento mobile e ingressar no mercado de trabalho.

Caso você ainda não saiba, no EAD Plus Santa Cruz, a certificação em desenvolvimento mobile é conquistada após a conclusão do 3º módulo do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, totalizando uma carga horária de aproximadamente 1.505h de estudos.

Neste caso, o certificado do curso desenvolvedor mobile é emitido após aprovação nas disciplinas de Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável, Cybersecurity, Integração Computacional de Hardware e Software, Gestão Ágil de Projetos de Softwares, Desenvolvimento de Soluções com Phyton, Desenvolvimento Web, Cloud Computing, Sistemas Operacionais e Internet das Coisas, Engenharia de Software, Projeto Web, Projeto Integrador I, Programação Mobile, Devops, Modelagem de Banco de Dados, Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos, Projeto Mobile e Língua Brasileira de Sinais – Libras.

A saber, ao longo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas são oferecidas 4 certificações, que são:

– Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento em Aplicações Phyton, obtido ao concluir o 1º módulo do curso;

– Certificado de Qualificação Profissional em Prototipação Web, gerado após a conclusão do 2º módulo;

– Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile, para aqueles eu concluem o 3º módulo;

– Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital e Governança de TI, recebido ao final do 4º e último módulo.

 

O que faz um desenvolvedor mobile?

Depois de entender como obter a certificação que garante a possibilidade de atuação na área, chegou a hora de descobrir o que faz um desenvolvedor mobile na prática.

Então, já de início, é importante que você saiba que carreira exige uma boa dose de criatividade aliada a capacidade de resolução de problemas. Isso porque, a função de desenvolvedor mobile ou web tem como principal responsabilidade o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis.

Embora pareça fácil para quem se preparou para isso, criar um aplicativo e colocá-lo disponível, com estabilidade, para milhares de usuários não é tão simples assim.

Para criar um aplicativo, desde a sua concepção, são necessárias várias etapas que exigem muito conhecimento e estão sob a responsabilidade deste profissional. E neste sentido, para que você possa ter uma ideia da dimensão e importância de cada projeto, separamos abaixo uma pequena lista de atribuições que são desempenhadas pelo desenvolvedor de aplicativos mobile:

  • refletir sobre as necessidades que o aplicativo deve sanar — entrevistas com o público-alvo acabam sendo uma necessidade e devem estar presentes na maioria dos projetos;
  • desenvolver o app de ponta a ponta, sempre pensando na boa experiência do usuário;
  • idealizar a arquitetura, as ferramentas e os recursos que o aplicativo deve conter;
  • realizar os testes e configurações até que ele esteja pronto para o grande público;
  • efetuar o suporte, manutenção, bem como todas as atualizações do sistema sempre que necessário.

 

Por que se tornar um desenvolvedor mobile?

Pesquisas mais recentes na área de tecnologia apontam que o Brasil é um dos campeões quando o assunto é uso de aplicativos. Então, este dado por si só já é um dos grandes motivos para se investir na carreira de desenvolvedor mobile ou web.

Toda esta conexão abre um espaço enorme para que novos aplicativos sejam criados, o que significa muitas oportunidades para o profissional da área.

Isso sem contar que atualmente vivemos em uma era que tudo muda e se transforma muito rápido, exigindo atualizações constantes, o que, consequentemente, abre uma busca cada vez maior por profissionais altamente capacitados e comprometidos em oferecer aos usuários a melhor experiência.

Outro ponto que merece destaque diz respeito ao salário do desenvolvedor mobile. Com um mercado competitivo, é natural a carreira seja bastante valorizada e reconheça os melhores profissionais, o que reflete positivamente na remuneração e garante que vale a pena ser desenvolvedor mobile.

Em média, para quem deseja iniciar na carreira, a remuneração para as funções de UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software fica em R$ 4,5 mil.

Perfil profissional do Desenvolvedor Mobile

Se você já é atuante no mercado de trabalho deve saber que nem só de conhecimentos técnicos se faz um bom profissional.

Para vivenciar a profissão no seu dia a dia outras habilidades são necessárias como, por exemplo:

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico talvez seja uma das habilidades mais fundamentais para um futuro desenvolvedor. Isso porque, é preciso mandar muito bem na lógica da programação.

Capacidade Analítica

Entre as principais tarefas do desenvolvedor está criar aplicativos do zero, ou até mesmo realizadas upgrades em sistemas já prontos. Para isso, é necessário analisar situações e dados com o objetivo de aprimorar recursos e atender o usuário final.

Gerenciamento de tempo

Como já vimos anteriormente neste texto, o desenvolvedor atua em diversas etapas para execução de um único sistema. Para tanto, prezando por manter a produtividade e eficiência, é imprescindível que o profissional seja capaz de administrar suas demandas cumprindo os prazos exigidos.

Organização

Tão importante quanto gerenciar o tempo é se manter organizado. Para isso, os desenvolvedores podem contar com o método Scrum, uma espécie de metodologia ágil que proporciona o gerenciamento de projetos.

Comunicação

Trabalhando em equipe, se comunicar bem é primordial. Além disso, o profissional desta área de desenvolvimento deve se comunicar bem para que possa explicar, de forma clara, a sua solução para o cliente que, muitas vezes, é leigo no assunto.

Relacionamento interpessoal

Como muitas tarefas são desenvolvidas em conjunto com outros profissionais, manter um bom relacionamento pessoal faz toda a diferença nesta hora. Assim, você pode estar disposto a ajudar e receber ajuda sempre que for necessário.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.