4 de outubro de 2022

O que faz um analista de governança de TI

A Governança de TI é o sistema de alinhamento estratégico do setor de Tecnologia da Informação de uma organização. Fica a cargo da governança de TI tomar decisões que possam tirar o melhor do seu setor, alinhados aos objetivos e metas da empresa.

governança de TI

A governança de TI faz parte de uma das peças que sustentam a governança corporativa, que é um modelo de negócio voltado na comunicação horizontal, transparência de atividades e pensamento analítico. Todos esses fatores voltados para o crescimento e longevidade da empresa.

A governança corporativa tem sua estruturação alinhada e em concordância com a diretoria, sócios, setores administrativos, tributários e demais partes interessadas. Ou seja, com as pessoas que decidem os rumos do negócio.

A governança corporativa é estipulada em sete frentes, sendo elas:

• Financeiro;
  • Administrativo;
  • Jurídico;
  • Marketing;
  • Pessoas;
  • Comercial e
  • TI

Sendo essa última a parte de que trataremos nesse artigo.

O que é a governança de TI?

A governança de TI é um dos pilares da governança corporativa, e sua função está voltada no apoio das tomadas de decisões e estratégias do setor da tecnologia da informação. Afinal, esse setor acaba sendo a base de muitos negócios, principalmente se forem do setor de tecnologia ou financeira, então mais do que nunca o TI precisa ser forte e assertivo.

Cabe a governança de TI estipular os caminhos que o setor irá seguir, sendo assim como fará a vistoria do cumprimento dessas diretrizes. Ela também fica a cargo de buscar melhorias e aprimorar a segurança de dados, pois são os itens mais preciosos hoje em dia nas corporações, e quanto mais seguro for essa questão, mais confiança e credibilidade a empresa tem diante do mercado.

Sendo assim, por ter esse peso e importância, a governança de TI geralmente responde e encaminha seus relatórios ao setor de liderança da organização.

Funções práticas da Governança de TI

Listamos uma as principais funções da Governança de TI, sendo elas:

• Criação de serviços e funcionalidades alinhadas às diretrizes do negócio;
  • Gestão de recursos e recursos no setor de Tecnologia da Informação;
  • Análise assertiva das diferentes partes interessadas, encontrando o melhor caminho entre elas – Clientes, parceiros, investidores;
  • Busca de otimização das ferramentas de trabalho;
  • Antecipação de riscos e problemas.

governança de TI

As competências de profissional de governança

O profissional conhecido nesse setor é o analista de governança de TI, e para ele exercer todas as suas funções, é exigido dele algumas competências:

Bom domínio argumentativo

O analista de governança de TI lida com as pessoas mais importantes da corporação. Com isso, seu domínio de comunicação precisa ser claro, bem argumentado, que promova o diálogo. Além disso, ele mesmo deve saber entrar numa discussão e tirar o melhor de ambas as partes, encontrando o equilíbrio e harmonia.

Confiança

Esse cargo tem acesso a dados sigilosos de clientes e empresariais que podem comprometer a credibilidade da empresa em caso de vazamento ou mal uso delas. Por isso, para tomar a frente desse cargo, a pessoa precisa provar que entende o peso e responsabilidade de cuidar de um dos assuntos mais precisos e cruciais da organização. E isso envolve diretamente a ética e a moral do analista.

Estrategista e pacificador

Uma das funções do analista é antecipar imprevistos e riscos para a instituição, assim como desalinhamentos e dificuldades de comunicação entre os agentes da governança. Cabe a ele encontrar a melhor saída para essas situações, com ideias inovadoras ou informações complementares.

Autoconhecimento

Como é um cargo de grande responsabilidade e tomadas de decisão. Ele precisa ter autocontrole, discernimento e inteligência emocional para lidas com as adversidades que irão surgir ao longo do caminho.

Força e credibilidade

Esse profissional exerce um cargo de liderança, dessa forma, ele precisa demonstrar confiança, assim como força em suas tomadas de decisões e comprometimento na realização delas. Todas essas atitudes dão peso e confiança de sua posição perante os seus subordinados.

Como se tornar um Analista de Governança de TI?

A formação que qualificará uma profissional como qualificado na governança de TI é seu profundo conhecimento dobre a Tecnologia da Informação, programação, além de entender todo o setor na qual sua empresa está inserida.

Somente por meio de um conhecimento sólido como esse, o profissional estará capacitado para embarcar nessa jornada. Isso sem contar com aprimoramento contínuo, pois como bem sabemos o setor de tecnologia muda a cada instante, exigindo essa dinâmica de estudo constante.

Na UniSantaCruz, os alunos que cursam tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas têm a chance de aprender o que é fundamental sobre o setor da tecnologia da informação. E para ajudar a adentrar no mercado de trabalho, os módulos executados fornecem certificados de conclusão. Com isso o aluno já poderá exercer o que foi ensinado como teoria em sala de aula. Obtendo inclusive o Certificado de Qualificação Profissional em Governança de TI.

E esse é apenas um dos vários benefícios que a instituição oferece. Saiba mais sobre nossos cursos e quais vantagens você pode usufruir.

Para saber sobre esses e outros assuntos, indicamos que conheça nossos outros posts.

Até a próxima!