BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
11 de julho de 2022

Engenheiro Mobile: Tudo o que você precisa saber sobre a profissão

O Engenheiro Mobile é um profissional que ganhou destaque no mercado de trabalho nos últimos anos, segue sendo considerado fundamental nos dias atuais, e certamente continuará tendo extrema importância no futuro. Caso você tenha interesse em atuar na área de Tecnologia da Informação, vale a muito a pena seguir com a leitura até o final, pois esse pode ser um segmento a considerar.

Preparamos, portanto, um artigo especialmente com o propósito de te contar um pouco mais a respeito dessa carreira, visando esclarecer todas as possíveis dúvidas e colaborar para uma tomada de decisão.

O que faz um Engenheiro Mobile?

Podemos de imediato afirmar que trata-se de uma carreira que exige bastante criatividade, somado ainda a uma boa capacidade para resolução de problemas. Isso porque o Engenheiro de Software Mobile terá como principal responsabilidade o desenvolvimento de aplicativos.

Embora pareça fácil para quem se preparou para isso, criar um aplicativo e colocá-lo disponível, com estabilidade, para milhares de usuários não é tão simples assim. E isso por si só fala muito sobre o que faz um Engenheiro Mobile.

Para criar um aplicativo, desde a sua concepção, são necessárias várias etapas que exigem intenso conhecimento, e claro, estarão sob a responsabilidade desse profissional. E nesse sentido, para que você possa ter uma ideia da dimensão e importância de cada projeto, separamos abaixo uma pequena lista de atribuições que costumam fazer parte da rotina desse profissional:

  • Refletir sobre as necessidades que o aplicativo deve sanar, o que leva à necessidade de realizar entrevistas com o público-alvo, que se fazem fundamentais na maioria dos projetos;
  • Desenvolver o aplicativo de ponta a ponta, sempre pensando na melhor experiência do usuário;
  • Idealizar a arquitetura, as ferramentas e os recursos que o aplicativo deve conter;
  • Realizar os testes e configurações até que ele esteja realmente pronto para ser usado pelo grande público;
  • Efetuar o suporte, manutenção, bem como todas as atualizações do sistema sempre que se fizer necessário.

Perfil profissional do Engenheiro Mobile

Agora que você já sabe um pouco sobre como funciona a rotina e quais são algumas das atribuições da carreira, é importante conhecer também outro ponto que faz enorme diferença para a tomada de decisão sobre seguir ou não uma determinada carreira: o perfil profissional. Separamos abaixo algumas habilidades que podem fazer a diferença na hora de escolher essa área:

Capacidade Analítica

Entre as principais tarefas do Desenvolvedor está criar aplicativos do zero, ou até mesmo realizar upgrades em sistemas já prontos. Para isso, é necessário analisar situações e dados com o objetivo de aprimorar recursos e atender o usuário final.

Gerenciamento de Tempo

Como o Desenvolvedor tem atuação constante em diversas etapas de execução de um único sistema, prezando manter a produtividade e eficiência, é imprescindível que o profissional seja capaz de administrar suas demandas cumprindo os prazos exigidos.

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico talvez seja uma das habilidades mais fundamentais para um futuro desenvolvedor. Isso porque, é preciso mandar muito bem na lógica da programação.

Relacionamento Interpessoal

Como muitas tarefas são desenvolvidas em conjunto com outros profissionais, manter um bom relacionamento pessoal faz enorme diferença. Assim, você sempre estará disposto a ajudar e, consequentemente, quando for necessário, receberá auxílio.

Comunicação

Trabalhando em equipe, comunicar-se bem é primordial. Além disso, o profissional da área de desenvolvimento deve sim dominar essa habilidade, sabendo explicar de forma clara, a sua solução para o cliente que, muitas vezes, é leigo no assunto.

Outras vantagens de tornar-se um Engenheiro Mobile?

Pesquisas recentes comprovam que o Brasil é um dos países campeões quando o assunto é a utilização de aplicativos, e esse dado por si só já é um dos grandes motivos para concluir que investir na carreira de Engenheiro Mobile pode sim ser um excelente caminho, dada a quantidade incontável de possibilidades e o grande leque de opções no mercado de trabalho para profissionais desse nicho.

Isso sem contar que atualmente vivemos em uma era que tudo muda e se transforma muito rápido, exigindo atualizações constantes, o que, consequentemente, abre uma busca cada vez maior por profissionais altamente capacitados e comprometidos em oferecer aos usuários a melhor experiência. Então, mais um bom motivo para buscar o melhor curso de Desenvolvedor de Mobile.

Outro ponto que merece destaque diz respeito a remuneração. Com um mercado competitivo, é natural que a carreira seja bastante valorizada e reconheça os melhores profissionais, o que reflete positivamente na remuneração. Então, caso a informação de quanto ganha um Engenheiro de Software Mobile seja fator decisivo para sua escolha, é sabido que em início de carreira a remuneração pode facilmente se aproximar dos R$ 5 mil, em funções como UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software.

Com obter a Certificação Profissional?

Bom, neste momento você já sabe praticamente tudo o que é mais importante sobre a carreira, pelo menos no que diz respeito a parte teórica, então chegou a hora de descobrir o que é necessário para tornar-se um Engenheiro Mobile devidamente habilitado. Ficou claro que antes de qualquer coisa é necessário possuir, além do conhecimento, uma certificação, pois será ela que comprovará que o profissional tem o que é preciso para exercer a função.

E você pode garantir as duas coisas apenas matriculando-se em uma graduação cuja grade curricular ofereça as disciplinas que ensinem tudo a respeito da área.  E uma boa opção é a faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nela, além de ter a melhor preparação e aprender exatamente o que o mercado de trabalho exige, o aluno conquista certificados ao fim de cada módulo. E um deles, claro, é o Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile.

Grade curricular da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Já que falamos a respeito da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que certamente irá ser um enorme diferencial para você trabalhar como Engenheiro Mobile, nada mais justo que detalharmos mais sobre ela que, por se tratar de um curso tecnólogo, é muito mais voltado pra prática, ou seja, para que o mercado de trabalho espera dos profissionais.

Quando se trata dessa área, a modalidade que tem sido mais escolhida pelos novos matriculados é o EAD, onde o curso tem duração mínima de 24 meses. A carga horária total é de 2.000 mil horas, divididas em 80 horas dedicadas às Atividades Curriculares de Extensão (ACE), 120 horas para Atividades Práticas e Complementares (APC), e 30 horas para a realização de Atividades Integradoras.

E claro, não podemos esquecer as 1.770 horas restantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são totalmente destinadas ao aprendizado das disciplinas que deixarão o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho. Abaixo listamos, semestre por semestre, cada uma delas:

1º Semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional de Hardware e Software
  • Gestão Ágil de Projetos de Softwares
  • Desenvolvimento de Soluções com Python
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais e Internet das Coisas (LOT)
  • Engenharia de Software
  • Projeto Web
  • Educação Ambiental

3º Semestre

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

4º Semestre

  • Governança de TI e Direito Cibernético
  • Digital Business e Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
  • Programação de Alta Performance
  • Desenvolvimento de Startups

Como você pôde observar, a grande maioria das disciplinas são voltadas especificamente para terem seus conhecimentos aplicados em atuação na área, ou seja, de enorme utilidade para ingressar no mercado de trabalho até mesmo como um Engenheiro Mobile Pleno.

Esperamos com essas informações a respeito do assunto ter conseguido ajudá-lo a tomar a decisão que pode mudar sua carreira profissional.

Bons estudos!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.