BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
4 de julho de 2022

Como obter um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile?

O Desenvolvimento Mobile ganhou destaque no mercado de trabalho nos últimos anos e segue sendo considerado ainda mais fundamental conforme os dias vão passando. Preparamos um post especial para contar tudo o que você precisa saber sobre esse ramo de atuação, mas principalmente, as vantagens de possui uma certificação para atuar nesse segmento, e claro, como conquistá-lo. Portanto, vale a muito a pena seguir com a leitura até o final!

E mais, neste post, vamos te mostrar qual caminho você deve seguir para trilhar uma carreira de sucesso na área, inclusive sugerindo a matrícula na faculdade EAD de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na qual os alunos podem conquistar uma série de certificados, inclusive o referente ao de um curso de Desenvolvedor de Mobile.

Para começar, não custa nada reforçarmos um pouco a respeito das atribuições pertinentes a um Desenvolvedor Mobile, dessa forma todas as demais explicações se tornarão mais simples de serem compreendidas.

O que faz um Desenvolvedor Mobile?

É inegável que trata-se de uma carreira que exige bastante criatividade, somada ainda a uma grande capacidade para resolução de problemas. Isso porque, independentemente de ser um Desenvolvedor Mobile ou Web, a principal responsabilidade será, claro, o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas.

Embora obviamente pareça algo simples para quem se preparou para isso, criar um aplicativo e colocá-lo disponível, e pronto para funcionar de maneira estável nos aparelhos de milhares de usuários não é tarefa tão simples assim. E isso por si só fala muito sobre o que faz um Desenvolvedor Mobile.

Para criar um aplicativo, desde a sua concepção, são necessárias várias etapas que exigem intenso conhecimento, e claro, estarão sob a responsabilidade desse profissional. E nesse sentido, para que você possa ter uma ideia da dimensão e importância de cada projeto, separamos abaixo uma pequena lista de atribuições que são desempenhadas pelo Desenvolvedor de Aplicativos Mobile:

  • Refletir sobre as necessidades que o aplicativo deve sanar, o que leva à necessidade de realizar entrevistas com o público-alvo, que se fazem fundamentais na maioria dos projetos;
  • Desenvolver o aplicativo de ponta a ponta, sempre pensando na melhor experiência do usuário;
  • Idealizar a arquitetura, as ferramentas e os recursos que o aplicativo deve conter;
  • Realizar os testes e configurações até que ele esteja realmente pronto para ser usado pelo grande público;
  • Efetuar o suporte, manutenção, bem como todas as atualizações do sistema sempre que se fizer necessário.

Com um mercado competitivo, é natural a carreira seja bastante valorizada e reconheça os melhores profissionais, o que reflete positivamente no salário de Desenvolvedor Mobile.

Então, caso a informação de quanto ganha um Desenvolvedor Mobile seja fator decisivo para sua escolha, é sabido que, em início de carreira, os vencimentos podem facilmente ultrapassar os R$ 4,5 mil, em funções como UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software.

Perfil profissional de quem atua com Desenvolvimento Mobile

Certo, já sabemos um pouco mais sobre como funciona a rotina e quais são algumas das atribuições da carreira, mas há ainda outro ponto bastante importante que deve ser levado em conta quando você se perguntar se vale a pena ser Desenvolvedor Mobile: o perfil profissional. Separamos abaixo algumas habilidades que podem fazer a diferença na hora de escolher essa área:

Capacidade Analítica

Entre as principais tarefas do Desenvolvedor está criar aplicativos do zero, ou até mesmo realizar upgrades em sistemas já prontos. Para isso, é necessário analisar situações e dados com o objetivo de aprimorar recursos e atender o usuário final.

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico talvez seja uma das habilidades mais fundamentais para um futuro desenvolvedor. Isso porque, é preciso mandar muito bem na lógica da programação.

Gerenciamento de Tempo

Como o Desenvolvedor tem atuação constante em diversas etapas de execução de um único sistema, prezando manter a produtividade e eficiência, é imprescindível que o profissional seja capaz de administrar suas demandas cumprindo os prazos exigidos.

Relacionamento Interpessoal

Como muitas tarefas são desenvolvidas em conjunto com outros profissionais, manter um bom relacionamento pessoal faz enorme diferença. Assim, você sempre estará disposto a ajudar e, consequentemente, quando for necessário, receberá auxílio.

Comunicação

Trabalhando em equipe, comunicar-se bem é primordial. Além disso, o profissional da área de desenvolvimento deve sim dominar essa habilidade, sabendo explicar de forma clara, a sua solução para o cliente que, muitas vezes, é leigo no assunto.

Com obter a Certificação em Desenvolvimento Mobile?

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a carreira, chegou a hora de responder a pergunta que dá título a este post e descobrir como ser um Desenvolvedor Mobile devidamente habilitado. Bom, já ficou claro que antes de qualquer coisa é necessário possuir, além do conhecimento, uma certificação, pois será ela que comprovará que o profissional tem o que é preciso para exercer a função.

Você pode garantir as duas coisas apenas matriculando-se, como adiantamos no início do texto, em uma graduação cuja grade curricular ofereça as disciplinas que ensinem tudo a respeito da área e do que o mercado de trabalho precisa. E uma ótima opção é o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Nela, além de ter a melhor preparação e aprender exatamente o que o mercado de trabalho exige, você conquistará certificados ao fim de cada módulo. E um deles, claro, é o Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile.

Entre as disciplinas que você verá durante os pelo menos 24 meses, ou quatro semestres, que duram o curso, podemos destacar: Cybersecurity; Integração Computacional de Hardware e Software; Desenvolvimento Web; Engenharia de Software; Programação Mobile; Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos; Projeto Mobile; Programação de Alta Performance; isso para citar apenas algumas que serão de grande utilidade para ingressar no mercado de trabalho, e claro, para desempenho da função.

Então é isso! Esperamos tê-lo ajudado a saber um pouco mais sobre o assunto e a tomar a decisão que certamente mudará sua carreira profissional, agora que você já sabe como obter um Certificado de Qualificação Profissional equivalente ao de um curso Desenvolvedor Mobile, e terá todo o necessário para poder disputar vagas nas principais empresas.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.