19 de abril de 2023

Como é o mercado de trabalho para formados em cursos EAD?

Com o avanço tecnológico e a expansão da internet, o ensino a distância (EAD) tem ganhado cada vez mais espaço no contexto educacional brasileiro. Com isso, muitas pessoas se perguntam sobre a relação entre o mercado de trabalho e os cursos EAD. Como funciona?

A verdade é que, assim como no ensino presencial, os cursos EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e conferem o mesmo diploma que os cursos presenciais, desde que sejam oferecidos por instituições de ensino credenciadas (como é o caso da UniSantaCruz). Portanto, do ponto de vista do mercado de trabalho, não há diferença entre um curso EAD e um curso presencial.

Na verdade, os cursos EAD podem ser uma excelente opção para quem deseja se atualizar profissionalmente, já que eles oferecem uma série de vantagens a estudantes que possuem rotinas mais agitadas. Entre elas, destacam-se a flexibilidade de horários, que permite conciliar o estudo com o trabalho e outros compromissos, e a possibilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet.

Além disso, os cursos EAD muitas vezes têm um valor mais acessível em comparação aos cursos presenciais, o que os torna uma opção viável para quem não pode arcar com os altos custos das mensalidades de cursos presenciais.

Em síntese, a relação entre o mercado de trabalho e os cursos EAD é muito próxima e positiva. Os cursos EAD da UniSantaCruz são reconhecidos pelo MEC e conferem o mesmo diploma que os cursos presenciais. É importante que os profissionais valorizem os cursos EAD e se capacitem de forma contínua, para se manterem atualizados e competitivos no mercado de trabalho.

Vantagens da flexibilidade em um curso EAD

Para muitos estudantes, especialmente aqueles que já estão no mercado de trabalho, a flexibilidade de horários é um fator determinante na escolha de um curso a distância. Ao contrário dos cursos presenciais, em que é necessário seguir uma rotina fixa de aulas, os cursos a distância permitem que o aluno organize seu tempo de estudo da forma que melhor lhe convier.

Isso é particularmente vantajoso para quem trabalha ou tem outras atividades que exigem tempo e dedicação, pois permite que o estudo seja conciliado com outras obrigações. Dessa forma, é possível estudar nos horários livres, sem prejudicar o desempenho profissional ou pessoal.

Outra vantagem da flexibilidade de horários do EAD é a possibilidade de acessar o conteúdo do curso a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet. Isso significa que o aluno não precisa estar presente fisicamente na instituição de ensino para participar das aulas ou realizar as atividades propostas. Basta ter um computador, tablet ou smartphone e acesso à internet para acessar o conteúdo do curso.

Além disso, a flexibilidade de horários pode ajudar os estudantes a desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, como a capacidade de gerenciamento do tempo e a autodisciplina. Essas habilidades são muito valorizadas pelas empresas, pois indicam que o profissional é capaz de trabalhar de forma autônoma e se adaptar a diferentes situações.

Em resumo, a flexibilidade de horários é uma característica muito valorizada nos cursos a distância, pois permite que os estudantes conciliem o estudo com outras atividades e desenvolvam habilidades importantes para o mercado de trabalho. Para quem está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, ter um diploma ou certificado de um curso a distância pode ser um diferencial importante, pois indica que o profissional é capaz de se adaptar a diferentes situações e lidar com as demandas do mercado de trabalho de forma eficiente.

Metodologia UniSantaCruz para cursos EAD

Quando se trata de educação a distância, a UniSantaCruz é referência em metodologias de ensino que realmente atribuem ao aluno o conhecimento necessário para a prática profissional.

Em todos os cursos de graduação e especialização, por exemplo, as aulas e materiais de ensino são produzidos diretamente pelos autores, ou seja, o estudante adquire seus conhecimentos com os criadores das obras que está estudando.

Além do AVA, que já foi apresentado acima, os alunos contam com materiais integrados. O que está nos livros também está nas aulas em vídeo, que por consequência é cobrado nas avaliações. Isso evita que conteúdos que não foram estudados em determinados materiais apareçam em outros.

O conteúdo também é submetido constantemente a atualizações, possibilitando ao estudante o aprendizado com o que há de mais atual nas disciplinas que está matriculado. Todos estes diferenciais, dentre outros, são o que fazem da UniSantaCruz uma referência no EAD.

Quer continuar vendo conteúdos como estes? Acompanhe-nos nas redes sociais!

Marcadores