BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
27 de junho de 2022

Como é a carreira de um Desenvolvedor Mobile?

O sucesso das carreiras relacionadas à área de Tecnologia da Informação tem sido cada vez maior e, consequentemente, a busca por certificações também segue crescendo em uma proporção muito grande. Um dos cargos que mais tem conquistado novos profissionais e sido alvo de constante busca por parte das empresas é o de Desenvolvedor Mobile que, por sinal, costuma pagar salários excelentes.

Preparamos, portanto, um artigo especialmente com o propósito de te contar um pouco mais a respeito dessa carreira, visando esclarecer todas as possíveis dúvidas e colaborar para uma tomada de decisão, caso esse seja o segmento no qual você tenha a intenção de atuar.

O que faz um Desenvolvedor Mobile?

Logo de cara podemos afirmar que trata-se de uma carreira que exige bastante criatividade, somada a uma boa capacidade para resolução de problemas. Isso porque, seja o Desenvolvedor Mobile ou Web, a principal responsabilidade será o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas.

Embora pareça fácil para quem se preparou para isso, criar um aplicativo e colocá-lo disponível, com estabilidade, para milhares de usuários não é tão simples assim. E isso por si só fala muito sobre o que faz um Desenvolvedor Mobile.

Para criar um aplicativo, desde a sua concepção, são necessárias várias etapas que exigem intenso conhecimento, e claro, estarão sob a responsabilidade desse profissional. E nesse sentido, para que você possa ter uma ideia da dimensão e importância de cada projeto, separamos abaixo uma pequena lista de atribuições que são desempenhadas pelo Desenvolvedor de Aplicativos Mobile:

  • Refletir sobre as necessidades que o aplicativo deve sanar, o que leva à necessidade de realizar entrevistas com o público-alvo, que se fazem fundamentais na maioria dos projetos;
  • Desenvolver o aplicativo de ponta a ponta, sempre pensando na melhor experiência do usuário;
  • Idealizar a arquitetura, as ferramentas e os recursos que o aplicativo deve conter;
  • Realizar os testes e configurações até que ele esteja realmente pronto para ser usado pelo grande público;
  • Efetuar o suporte, manutenção, bem como todas as atualizações do sistema sempre que se fizer necessário.

Perfil profissional do Desenvolvedor Mobile

Tá, agora você já sabe um pouco sobre como funciona a rotina e quais são algumas das atribuições da carreira, mas há ainda outro ponto bastante sensível que deve ser levado em conta ao fazer a pergunta se vale a pena ser Desenvolvedor Mobile: o perfil profissional. Separamos abaixo algumas habilidades que podem fazer a diferença na hora de escolher essa área:

Raciocínio Lógico

O raciocínio lógico talvez seja uma das habilidades mais fundamentais para um futuro desenvolvedor. Isso porque, é preciso mandar muito bem na lógica da programação.

Capacidade Analítica

Entre as principais tarefas do Desenvolvedor está criar aplicativos do zero, ou até mesmo realizar upgrades em sistemas já prontos. Para isso, é necessário analisar situações e dados com o objetivo de aprimorar recursos e atender o usuário final.

Gerenciamento de Tempo

Como o Desenvolvedor tem atuação constante em diversas etapas de execução de um único sistema, prezando manter a produtividade e eficiência, é imprescindível que o profissional seja capaz de administrar suas demandas cumprindo os prazos exigidos.

Comunicação

Trabalhando em equipe, comunicar-se bem é primordial. Além disso, o profissional da área de desenvolvimento deve sim dominar essa habilidade, sabendo explicar de forma clara, a sua solução para o cliente que, muitas vezes, é leigo no assunto.

Relacionamento Interpessoal

Como muitas tarefas são desenvolvidas em conjunto com outros profissionais, manter um bom relacionamento pessoal faz enorme diferença. Assim, você sempre estará disposto a ajudar e, consequentemente, quando for necessário, receberá auxílio.

Outras vantagens de tornar-se um Desenvolvedor Mobile?

Pesquisas recentes que o Brasil é um dos campeões quando o assunto é a utilização de aplicativos, e esse dado por si só já é um dos grandes motivos para concluir que investir na carreira de Desenvolvedor Mobile pode sim ser um excelente caminho, tendo em vista que essa enorme procura abre um amplo espaço para que tantos outros sejam criados significando, claro, um grande leque de opções no mercado de trabalho para profissionais desse nicho.

Isso sem contar que atualmente vivemos em uma era que tudo muda e se transforma muito rápido, exigindo atualizações constantes, o que, consequentemente, abre uma busca cada vez maior por profissionais altamente capacitados e comprometidos em oferecer aos usuários a melhor experiência. Então, mais um bom motivo para buscar um curso de Desenvolvedor de Mobile.

Outro ponto que merece destaque diz respeito ao salário do Desenvolvedor Mobile. Com um mercado competitivo, é natural a carreira seja bastante valorizada e reconheça os melhores profissionais, o que reflete positivamente na remuneração.

Então, caso a informação de quanto ganha um Desenvolvedor Mobile seja fator decisivo para sua escolha, é sabido que em início de carreira a remuneração pode facilmente ultrapassar os R$ 4,5 mil, em funções como UX Designer, Desenvolvedor Web ou Engenheiro de Software.

Com obter a Certificação em Desenvolvimento Mobile?

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre a carreira, pelo menos no que diz respeito a parte teórica, chegou a hora de descobrir o que é necessário para como ser um Desenvolvedor Mobile devidamente habilitado. Bom, já ficou claro que antes de qualquer coisa é necessário possuir, além do conhecimento, uma certificação, pois será ela que comprovará que o profissional tem o que é preciso para exercer a função.

Mas onde conseguir o conhecimento e a certificação? É simples! Você pode garantir as duas coisas apenas matriculand0-se em uma graduação cuja grade curricular ofereça as disciplinas que ensinem tudo a respeito da área.  E uma boa opção é a faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nela, além de ter a melhor preparação e aprender exatamente o que o mercado de trabalho exige, o aluno conquista certificados ao fim de cada módulo. E um deles, claro, é o Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Mobile.

Já que falamos a respeito da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que certamente irá ser um enorme diferencial para você trabalhar como Desenvolvedor Mobile, nada mais correto do que detalharmos mais sobre ela que, por se tratar de um curso tecnólogo, é muito mais voltado pra prática, ou seja, para que o mercado de trabalho espera dos profissionais.

Grade curricular da Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

Quando se trata dessa área, a modalidade que tem sido mais escolhida pelos novos matriculados é o EAD, onde o curso tem duração mínima de 24 meses. A carga horária total é de 2.000 mil horas, divididas em 80 horas dedicadas às Atividades Curriculares de Extensão (ACE), 120 horas para Atividades Práticas e Complementares (APC), e 30 horas para a realização de Atividades Integradoras.

E claro, não podemos esquecer as 1.770 horas restantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são totalmente destinadas ao aprendizado das disciplinas que deixarão o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho. Abaixo listamos, semestre por semestre, cada uma delas:

1º Semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional de Hardware e Software
  • Gestão Ágil de Projetos de Softwares
  • Desenvolvimento de Soluções com Python
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais e Internet das Coisas (LOT)
  • Engenharia de Software
  • Projeto Web
  • Educação Ambiental

3º Semestre

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

4º Semestre

  • Governança de TI e Direito Cibernético
  • Digital Business e Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
  • Programação de Alta Performance
  • Desenvolvimento de Startups

Como você pôde observar, a grande maioria das disciplinas são voltadas especificamente para terem seus conhecimentos aplicados em atuação na área, mas há ainda matérias como Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável; Direitos Humanos e Relações Sociais; Educação Ambiental; e Língua Brasileira de Sinais – Libras, que também serão de grande utilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Então é isso, esperamos com essas informações a respeito do assunto ter conseguido ajudá-lo a tomar a decisão que pode mudar sua carreira profissional.

Sucesso!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.