BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
16 de março de 2022

O que faz um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas?

A área de análise e desenvolvimento de sistemas está crescendo e demandando profissionais qualificados. Mas, como é um segmento relativamente novo, nem todo mundo saber muito sobre ela. Por isso, no post de hoje vamos te explicar o que é, qual é o trabalho desses profissionais e como funciona uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. Então, confira o texto até o final, assim você fica bem informado e pode investir nessa carreira em ascensão.

O que é análise e desenvolvimento de sistemas?

Para começar, vamos te explicar o que é análise e desenvolvimento de sistemas. Assim como o próprio nome já sugere, este segmento é responsável por analisar, desenvolver, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação. Sendo assim, os profissionais responsáveis geram softwares que são executados em hardwares e operados por diversos usuários.

A parte de análise de sistemas é uma atividade que tem como objetivo de estudo os processos, sempre com a ideia de encontrar o melhor caminho para que a informação possa ser processada. Para isso, além de estudar os sistemas já mencionados, hardware e softwares, os profissionais da área também precisam conhecer o usuário final. Assim, são criadas soluções que serão padronizadas posteriormente.

O que faz o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas?

O profissional formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas conclui a graduação se tornando apto a implantar, projetar, testar e gerenciar sistemas e recursos que envolvam hardware e software. Dessa forma, em sua rotina de trabalho, o profissional desenvolve atividades como a elaboração de manuais, análise de dados, desenho e construção de sistema computacionais, assim como, solução de problemas variados.

Principais áreas de atuação

Separamos abaixo, as três principais áreas de atuação para profissionais formados no curso de análise e desenvolvimento de sistemas. Mas antes de falar um pouco mais sobre cada uma delas, precisamos lembrar que existe uma carência de profissionais qualificados no mercado de tecnologia. Afinal, esse mercado demanda muito trabalho e conhecimento atualizado. Assim, sobram vagas e os salários são atrativos, até mesmo para quem está começando na área. Além disso, a oportunidade de crescimento é muito mais definida e rápida.

Desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é uma das principais e mais conhecidas funções para essa área. É também, uma das mais buscadas pelas empresas e, consequentemente, com mais ofertas de trabalho.

Sendo assim, o profissional fica responsável pela criação de sistemas e soluções para os problemas de seus clientes ou da empresa em que desenvolve a função. Por isso, é importante que esse profissional seja prático e saiba ouvir os problemas de seus clientes para sempre surgir propostas otimizadas.

Administração de redes

Já neste segmento, o profissional fica responsável por administrar toda a infraestrutura tecnológica da empresa em que exerce sua função. Para isso, ele faz instalações, parametrizações e configurações de sistemas informatizados, além de garantir a segurança das informações contidas na rede que administra.

Como deu para perceber, este é um segmento de muita responsabilidade. E é importante dizer que o cargo de analista de sistemas está entre os que mais geraram emprego nos últimos anos. Por isso, vale a pena conferir o que o mercado de trabalho exige desses profissionais.

Administração de Banco de Dados

E por último, mas não menos importante, está o administrador de banco de dados. O profissional que opta por esse segmento fica responsável pela segurança das informações contidas no banco de dados de uma empresa. E para exercer sua função da melhor forma possível, o profissional precisa ser criativo para propor as melhores soluções de segurança, assim como, sugerir atualizações que possam ajudar a otimizar o uso das informações presentes nos softwares.

Faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas

Como você já conseguiu notar, essa área está em expansão e oferece excelentes oportunidades para o seu futuro. Mas para estar a altura você precisa investir em um tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas. Essa é a graduação, ou seja, o curso de nível superior, que trará toda a base de conhecimentos da área necessárias para desempenhar a sua função no dia a dia de trabalho. Afinal, as empresas sempre procuram por pessoas que tenham formação no segmento.

A graduação em análise e desenvolvimento de sistemas EAD possui duração mínima de 24 meses. E durante esses dois anos de estudo, o aluno terá acesso a disciplina e a prática da função. Confira a grade curricular do curso do EAD Plus Santa Cruz, ou seja, as matérias que serão ensinadas durante a graduação.

O que se aprende no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas

1º semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável;
  • Cybersecurity;
  • Integração Computacional De Hardware E Software;
  • Gestão Ágil De Projetos De Softwares;
  • Desenvolvimento De Soluções Com Python.

2º semestre

  • Desenvolvimento Web;
  • Cloud Computing;
  • Sistemas Operacionais E Internet Das Coisas (Iot);
  • Engenharia De Software;
  • Projeto Web;
  • Projeto Integrador I.

3º semestre

  • Programação Mobile;
  • Devops;
  • Modelagem De Banco De Dados;
  • Inteligência Artificial E Ambientes Cognitivos;
  • Projeto Mobile;
  • Língua Brasileira De Sinais – Libras.

4º semestre

  • Governança De Ti E Direito Cibernético;
  • Digital Business E Design Thinking;
  • Empreendedorismo Digital E Tecnologias Exponenciais;
  • Programação De Alta Performance;
  • Projeto Integrador II;
  • Desenvolvimento De Startups.

Assim, o estudante terá acesso a 2.000 horas de aprendizado e estará pronto para enfrentar os desafios do dia a dia na área. Porém, é importante lembrar que a área da TI exige estudo constante dos seus profissionais, afinal, as atualizações são rápidas e é preciso acompanhar o ritmo para trazer sempre as melhores soluções.

Venha para o EAD Plus Santa Cruz

Conheça alguns dos nossos diferenciais e se matricule hoje mesmo:

  • Os livros impressos são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. Este é o fundamento dos nossos cursos e também nosso principal diferencial.
  • Com livros impressos, DVD´s e plataforma digital, nossos alunos têm o mais completo material de estudo.
    Você escolhe como estudar, facilitando a otimização do seu tempo e adequando os estudos ao seu perfil de aprendizado.
  • Todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão é submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível. Aqui você pode estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a sua atenção nela.
  • Você pode estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, você não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.
Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.