BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
4 de outubro de 2022

Afinal, como se tornar um consultor em TI?

Consultor de TI é o profissional responsável por identificar problemas e levantar soluções para a área da Tecnologia da Informação. Ele também é responsável por apresentar uma proposta de intervenção para a empresa. Os profissionais deste âmbito quase sempre são donos do próprio negócio.

Consultor em TI

O mercado de Tecnologia da Informação é bastante aquecido no Brasil e no mundo, e a tendência é que permaneça assim por muito tempo. 

Estudos realizados pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e International Data Corporation (IDC) mostram que o Brasil é o 10° país que mais investe em TI. Só no ano de 2021 foram investidos US$ 45,7 bilhões na área, representando 1,65% do capital mundial. 

A relevância deste profissional no ambiente corporativo mais a carência do mercado por colaboradores especialistas fazem da área muito atrativa. Exatamente por isso que cresce o interesse de pessoas pelo campo.

O que é consultor em TI?

Consultor de TI é o nome que se dá ao profissional responsável pelo Serviço de Tecnologia e Informação. O objetivo deste especialista é entender o contexto e o cenário atual do negócio. Além disso, ele é responsável por oferecer soluções relacionadas às necessidades do empreendimento.

Geralmente, parte ou todo serviço de TI é terceirizado. No caso do consultor em TI, quase sempre é um profissional de fora contratado para solucionar uma demanda específica de uma ou várias áreas. 

Quando contratado, ele fica responsável, por exemplo, por auxiliar clientes a definir e implementar o melhor software de gestão. O profissional também pode ajudar na reestruturação do setor interno de TI.

O que faz um consultor em TI?

O consultor de TI é um profissional especialista em certo assunto: linguagem de programação, metodologia ou framework. 

Ele presta consultoria na área de Tecnologia da Informação que domina, e sua rotina se resume a compreender o contexto, fazer um diagnóstico, levantar os requisitos e elaborar o escopo. 

O consultor de TI também fica responsável por desenvolver soluções para os problemas identificados ao longo das etapas de investigação, além de ajudar a implementar o projeto.

Para que seja possível realizar este trabalho, o profissional deve dominar habilidades comerciais e de atendimento ao cliente, porque precisa gerenciar demandas, expectativas e cobranças de diferentes empresas ao mesmo tempo.

Logo, pode-se dizer que um profissional ou empresa de consultoria de TI é responsável por avaliar e, se necessário, implementar as melhores práticas de gestão. E, diferente de qualquer outro cargo empresarial, este atua em um viés mais pedagógico. Seu intuito não é realizar o trabalho em si, mas instruir a empresa a melhorar suas ações, suas práticas.

A rotina de trabalho de um consultor em TI

O dia a dia de trabalho de um profissional consultor de TI se resume a três aspectos: identificar as necessidades do negócio, desenvolver um programa de trabalho que corresponda com essas demandas e idealizar uma solução em conjunto com o cliente.

1. Identificar as necessidades da empresa

Essa primeira etapa destina-se a mapear o cenário atual da área de tecnologia da informação da empresa. Portanto, se resume a desenvolver uma série de perguntas sobre a instituição e anotar informações relevantes que possam ser usadas nas próximas etapas.

É através da coleta de dados que o consultor entende a realidade da empresa, reconhece as gaps e boas práticas que podem ser trabalhadas, assim como quais ações podem ser feitas para que os objetivos da organização sejam alcançados.

2. Elaborar um programa de trabalho personalizado

As empresas se diferem entre si, assim como as áreas de Tecnologia da Informação. Logo, o profissional consultor especialista nesta área precisa identificar as necessidades características daquela organização.

Após isso, ele desenvolve um programa de trabalho personalizado, que orientará o negócio sobre as ações que devem ser realizadas, e as ferramentas mais adequadas para se chegar à solução do problema que exigiu a contratação de um consultor de TI.

3. Construir uma solução em conjunto com o cliente

Todo processo que envolve a consultoria de TI é realizado com o cliente. Assim, o papel do consultor é mediar as sessões de cocriação, conduzir a implementação de ações e auxiliar no monitoramento de todo o trabalho.

Qual curso fazer para se tornar um consultor de TI?

Existem vários cursos de faculdade de TI disponíveis para se tornar um consultor. São eles:

Consultor em TI

O mercado de TI

O mercado de TI tem se mostrado cada vez mais essencial. Isso porque, nos últimos anos,  houve uma grande transformação digital que revolucionou a forma com que os seres humanos se relacionam entre si e com a tecnologia.

Essa mudança social faz da tecnologia uma ferramenta crucial para o mundo. Logo, profissionais que criam e fazem a manutenção de todo esse ecossistema se tornam imprescindíveis.

Então, o mercado de TI está e permanecerá por um bom tempo aquecido, com excelentes oportunidades de trabalho. Principalmente nos próximos anos.

O cenário para o profissional de TI

A área de Tecnologia da Informação é bem remunerada. De acordo com o site Vagas.com, a média salarial de um consultor de TI é de R$6.261. Cargos altos e profissionais com mais tempo de experiência chegam a receber em média R$9.607.

Tudo vai depender das habilidades e competências que o profissional possui. Também de outros atributos que, na visão do mercado, são indispensáveis para este profissional:

  • estar em constante processo de aprendizado;
  • ter iniciativa;
  • inteligência emocional;
  • saber se comunicar;
  • criatividade;
  • entre outros.

Você já conhece os cursos de Tecnologia da Informação disponíveis aqui no UniSanta Cruz? Clique aqui e saiba sobre.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.