BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
22 de setembro de 2022

Developer e-commerce: o que é e como se tornar um?

Uma das profissões que está em alta é certamente o de Developer e-commerce, conhecido também como desenvolvedor de e-commerce. Afinal esse profissional está inserido em um setor com recordes de lucros e que constantemente procuram por pessoas especializadas. Você sabe o que ele faz e onde atua? Fique com a gente nesse artigo, pois essa pode ser a profissão que mudará a sua vida!

O que é um Developer E-commerce?

O Developer E-commerce é o profissional responsável por desenvolver lojas virtuais.

Suas principais frentes são as programações de Back-end e Front-end. Termos que indicam a construção básica e essencial de uma loja e-commerce, sem ela não há como funcionar. Além da dinâmica e usabilidade para com o cliente virtual, ou seja, como o usuário navegará na página, na interface, e como ele se sentirá ao longo da experiência de compra.

Analisando dessa forma, podemos concluir que esse profissional é um agente estratégico para a melhora do negócio de venda online.

Por isso, exige-se de um Developer E-commerce um profundo conhecimento de programação.

Quanto ganha um Developer E-commerce?

A faixa salarial de um Desenvolvedor E-commerce fica em torno de 4 mil a 5 mil reais, uma das mais atrativas do mercado, de acordo com o site Glassdoor.

Habilidades necessárias de um Developer E-commerce

Um Desenvolvedor de E-commerce precisa estar sempre atento às novidades do setor de programação. Então, conforme ele for adquirindo novas informações melhor será sua atuação e força profissional.

Abaixo listamos apenas algumas das habilidades fundamentais para um Programador de E-commerce:

  • Conhecer as principais plataformas de e-commerce do mercado (VTEX, Linx, Ciashop, etc.);
  • Dominar programação CMS, CSS, Java Script, HTML, Ajax, PHP, etc;
  • Entender e saber usar programação front-end;
  • Entender e saber usar programação back-end;
  • Desenvolver códigos complexos;
  • Saber instalar e configurar lojas virtuais, marketplaces, etc;
  • Entender e saber trabalhar com o desenvolvimento e instalação de APIs;
  • Saber corrigir problemas, “bugs”, em sistemas diversos;
  • Projetar, desenvolver e/ou instalar sistemas de segurança para o comércio eletrônico;

Lembrando que há ainda outras funções e especialidades que não estão aqui na lista, mas que dependendo da função, do setor e do objetivo do programador, ele precisará acrescentar. Em suma, ele é um profissional que nunca para de buscar aperfeiçoamento.

Mercado de E-commerce

No modelo de negócios atual, com o grande avanço da tecnologia e interação social, não há setor que não esteja envolvida no mercado do e-commerce. Afinal, a maneira de comprar da população mudou drasticamente ao longo dos anos, principalmente pós-pandemia.

Com isso, as indústrias estão investindo pesado no processo de implementação das ferramentas tecnológicas, buscando integrá-las o mais assertivamente possível nas suas vendas e entregas.

Segundo dados do MCC-ENET, apena em janeiro de 2022, as vendas online registraram um crescimento de 20,56% em relação ao ano anterior. Já a agência de SEO (Search Engine Optimization) no Relatório Setores do E-commerce no Brasil, aponta que sites e aplicativos de e-commerce somados tiveram 24,3 bilhões de acessos nos últimos 12 meses.

Isso só demonstrar o quão importante as empresas precisam investir em desenvolvimento e aprimoramento das suas lojas virtuais. Elas terão que procurar bons programadores para isso.

Então para aqueles que desejam fazer parte desse setor, o momento é agora!

Como estudar para se tornar um Developer E-commerce?

Há inúmeras maneiras para adentrar esse mercado. O principal mesmo é fazer uma graduação que ofereça suporte e preparo para o aprendizado e conhecimento em programação.

Na UniSantaCruz nossos cursos de tecnologia da Informação têm sua grande curricular desenvolvida no que há de mais atual e essencial do setor de programação. Dessa forma, os nossos alunos ficam aptos para exercer suas funções com domínio e maestria.

Um exemplo disso, é o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet que prepara para a criação de sites e tudo o que engloba esse universo. É um curso de nível superior que tem como objetivo geral formar profissionais através do desenvolvimento de qualificação que os permita gerenciar, produzir, desenvolver e implantar sistemas e serviços para serem aplicados na internet, através da criação de programas, aplicativos, comércio eletrônico, sites e afins.

Ou seja, nada do que é importante fica de fora. E não termina por ai, o curso é totalmente em EAD, tornando-o prático e otimizado. Além disso, a UniSantaCruz oferece materiais de estudo criados pelos próprios professores, tendo com isso um ensino fortificado e unificado.

Comece agora a mudança na sua vida com a UniSantaCruz!

Para mais informações sobre a gente, conheça nossos outros artigos!

Marcadores
Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.