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Publicado por
UniSantaCruz
19 de setembro de 2022

Vale a pena empreender em uma startup?

Mais do que nunca o mercado atual precisa de profissionais que se voltem a tecnologia e a inovação. E o mercado de startup vem conquistando recordes financeiros nos últimos tempos, principalmente no Brasil. Nesse artigo, iremos abordar alguns aspectos desse setor, se vale a pena empreender em uma startup e como você pode se especializar para fazer parte desse universo.

O que seria uma startup?

Uma startup é uma empresa em fase inicial com viés inovador, com foco no crescimento agressivo. Geralmente, as startups podem atuar em qualquer área de mercado ou setor. Além disso, buscam oferecer produtos ou serviços que prometem solucionar um problema ou dor de mercado. As startups, em sua maioria, utilizam de tecnologia digital para realizar essa inovação, mas nem sempre.

Um outro fator que marca esse tipo de negócio é o fato das startups trabalharem com mercado de alto risco.  Sem contar na necessidade de investimento externo constante, pois é isso que potencializa suas ações e alcance, criando a possibilidade de retorno alto do dinheiro investido.

O termo Startup surgiu no Vale do Silício, um local na Califórnia que se tornou referência e ponto de encontro para as empresas de tecnologia e inovação. Foi de lá que ficaram conhecidas em 1990 a “bolha ponto com” onde nasceram as primeiras “empreas.com”. É de lá também que veio algumas das startups mais influentes hoje em dia, como o google e o facebook.

O que caracteriza uma empresa como startup?

Apenas está ligada a tecnologia não faz uma empresa uma startup. É preciso estar alinhado com mais alguns pontos.

Primeiro de tudo, uma startup precisa oferecer uma proposta de negócio ainda não vista no mercado, sem a certeza que dará certo, por isso envolve alto risco.

Geralmente os pilares de uma startup giram em torno de 3 pontos: Negócio inovador, crescimento escalável e gestão flexível.

Negócio Inovador

Inovação hoje em dia se tornou um termo com múltiplos entendimentos, mas para os negócios, inovação é algo além de moderno, está mais voltado a uma mudança disruptiva, algo que mude uma visão de mundo e de fazer as coisas. Ou seja, algo com força de impacto grande. E claro, uma boa ideia dessa magnitude precisa ser criativa, única e diferente.

Escalabilidade

Para um negócio de startups seu crescimento precisa ser maior que o valor de custo de produção. Ou seja, o faturamento precisa ser bem maior do que seus gastos. Isso também está ligado ao fato do produto ou serviço ser de fácil acesso, aplicado a um considerável número de pessoas, sem grandes modificações. É dessa forma que muitas startups se tornam rentáveis, vendendo bastante a um custo mínimo para muitas pessoas.

Flexibilidade

O fato das Startups exigirem uma dinâmica mais acelerada está ligado ao fato delas precisarem seguir as tendências de mercado na qual estão inseridas. Conforme elas percebam uma necessidade de alteração, elas devem fazer isso de maneira assertiva e rápida. Ou seja, a gestão da empresa não pode ser fechada, resistentes ou julgadoras a novas ideias.

Tipos de segmentos de Startups

As startups atuam em várias frentes. Algumas delas são:

  • Insurtech: startups relacionadas ao ramo securitário;
  • Healthtech: startups da área da saúde;
  • Govtech: empresas startups elaboradas para negociar com o poder público;
  • Lawtech/Legaltech: startups do ramo jurídico;
  • Agrotech: startups que lidam com agricultura, pecuária e similares;
  • Edutech: empresas focadas na educação;
  • Transportech: startups concentradas em soluções de transporte;
  • E muitas outras.

Como criar uma startup?

O passo a passo da criação de uma Startup são essas: Ideia inovadora, o desenvolvimento de um protótipo, validação de hipóteses de mercado, busca de parceiros, colaboradores e sócios, e por fim, captação de recursos.

Ideia inovadora

Como falamos, a ideia é a essência do negócio, a proposta de solução para uma necessidade não atendida ou vista pelos demais. Sem uma boa ideia uma startup não pode se manter. Ela precisa ser criativa, única, e tão impactante que crie valor ao usuário que usa.

Protótipo

Com a primeira fase feita, é preciso ver se a ideia tem força de crescimento. Então aqui é o momento de testar. O que muitos indicam é a criação de uma versão básica do seu negócio junto ao cliente final. A ideia é ter uma mensuração, um parâmetro de usabilidade e com isso aperfeiçoar os detalhes ou descartar o projeto. Outro nome que dão a esse processo é Mínimo Produto Viável ou MVP.

Parceiros

Sozinho nunca se chega muito longe. Então, geralmente, na fase inicial algumas startups buscam parceiros que possam ajudar no crescimento da empresa e que acreditam na ideia.

O foco é fortalecer onde há carência, com habilidades complementares. Por exemplo, se o dono é estratégico, talvez um parceiro mais técnico faça sentido.

Logo após, à medida que empresa cresce, será preciso a implementação de um time capacitado em novos setores ou áreas como marketing, financeiro, dentre outros.

Recursos

Uma startup necessita de investimento. Afinal sua ideia disruptiva e inovadora exige essa dinâmica. Dessa forma, esse ponto é um dos mais difíceis de transpor. Então, quanto mais bem estruturada é a ideia, melhores são as chances de se conseguir um investidor que acredite no potencial do negócio.

E qual o perfil de um empreendedor para Startup?

Para esse tipo de negócio o perfil de empreendedor exige dinamismo e comprometimento acima da média. A depender do tipo de negócio, as habilidades mudam, então é sempre importante perceber e entender como é a maneira que se trabalha e executa suas atividades. Entender os pontos fortes e melhorar os aspectos que precisam de atenção.

Para ajudar, separamos alguns modelos para direcionar esse entendimento.

Perfil Explorador

Esse perfil é um dos mais importantes e geralmente abarca o que há de mais vital para o surgimento e crescimento da startup. Pois esse perfil é curioso e se aprofunda com intensidade no processo inicial. Faz muitas pesquisas, entende o mercado, seu produto e como isso tudo pode se relacionar de maneira orgânica e perfeita. Sendo assim, esse perfil não é do tipo que faz as coisas sem pensar, sem avaliar bem cada ação. Pelo contrário, capta tudo o que pode ser útil, ouve outras ideias e pondera antes de julgar.

Perfil Engajador

O empreendedor engajador é aquele que consegue manter o ânimo e a disposição da equipe para a realização do projeto. Ele tem boa comunicação e consegue interligar toda a empresa, tornando-a um organismo único de negócio. Para isso, o empreendedor precisa identificar as qualificações, os talentos das pessoas e direcioná-las onde podem entregar o seu melhor. Ou seja, ele é um exímio observador.

Mas nada disso está dividido em caixinhas, ok? O perfil de cada empreendedor surge com o tempo. O que é realmente importante é buscar sempre o melhor dinamismo e entrega, aprimorar habilidades e assim tornar competitivo o negócio.

O mercado de Startups

O mercado está mais atrativo do que nunca.

Na pandemia do COVID-19, por exemplo, enquanto muitas empresas estavam sentindo uma perda de mercado, as Startups nunca viram tanto crescimento. Afinal, por trabalharem por meio eletrônico, muitas por aplicativos, e a população estar em isolamento social, as instituições tiveram uma procura considerável.

Sem falar dos investimentos recordes a cada ano que passa.

Então há bastante espaço para novas startups e há investidores interessados em promover grandes ideias. O que é preciso é se destacar dos demais com sua inovação e projeto.

Formação para poder criar uma startup

Uma fórmula exata sobre como se tornar um empreendedor de startup não existe. O que há é ferramentas que auxiliam na formação desse empreendedor, para fomentar o ambiente fértil para a criação de uma boa ideia e nas habilidades essenciais para que o empreendedor possa desenvolver seu projeto.

Então é importante que se busque instituições que promovam essa visão empreendedora, de negócios. Hoje em dia, há faculdades que oferecem seus cursos com esse foco empresarial. Justamente para quem deseja criar sua empresa no futuro.

Aqui na UniSantaCruz, pensamos em como fortalecer essa visão e tornar possível o sonho de quem deseja ver seu futuro completamente transformado.

No curso Gestão da Tecnologia da Informação e no curso Tecnologia em Sistemas para Internet temos uma disciplina voltada justamente para esse fim, onde o aluno poderá aprender e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tema.

Mas isso é apenas uma das inúmeras vantagens que a UniSantaCruz oferece. Há ainda o diferencial dos cursos serem em método EAD, o que facilita para as pessoas que precisam de otimização do tempo e desejam estudar e se aprimorar.

Nosso material é feito por professores altamente capacitados e experientes, o que torna nosso ensino alinhado com matéria, atividades avaliativas e sala de aula.

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Bom, agora basta começar. Esperamos que com esse artigo tenhamos dado um empurrãozinho na sua jornada.

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