25 de fevereiro de 2022

Ciência da computação: tudo sobre o curso!

Hoje vamos apresentar um panorama do curso de ciência da computação com todas as informações relevantes para você que ainda está indeciso sobre qual profissão escolher. Vamos te contar tudo sobre a duração da faculdade ciência da computação ead, o conteúdo programático de um bacharelado em ciência da computação ead a distância, e o perfil do profissional de quem se forma em uma graduação em ciência da computação.

O que é ciência da computação?

Em primeiro lugar, antes de você começar um curso superior é importante conhecer a área em que pretende seguir carreira. Assim sendo, a ciência da computação é o estudo de técnicas, metodologias, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas, que possuem o objetivo de automatizar os processos e desenvolver soluções para processamento de dados.

Porém, é importante lembrar que um curso na área de TI não é apenas o estudo de algoritmos, suas aplicações e como implementá-los na forma de um software. A ciência da computação também engloba técnicas de modelagem e gerenciamento de banco de dados, aspectos de telecomunicação e protocolos de comunicação.

A área de tecnologia da informação e comunicação é muito importante, pois seu conteúdo pode ser aplicado em diferentes campos conhecimento humano, desde que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições que são previamente observadas. Fique sabendo que são os avanços obtidos pelos acadêmicos na faculdade de ciência da computação que permitem o progresso na sociedade contemporânea como um todo.

Como é o curso de ciência da computação?

Vamos utilizar como exemplo o curso de graduação de bacharelado em ciência da computação a distância do Centro Universitário UniSantaCruz. A carga horária total do curso de ciência da computação ead na instituição é de 3200 horas, e a grade curricular da  faculdade ciência da computação ead do EAD Plus Santa Cruz é a seguinte:

Módulo 1 A

Módulo 8 B

• Trabalho De Conclusão De Curso – 30h
  • Segurança E Auditoria De Sistemas – 90h
  • Atividades Curriculares Complementares – ACC (pode ser realizada a partir do 1º módulo) – 200h

Qual é o perfil profissional de formados em ciência da computação?

Quem opta por cursar uma faculdade de ciência da computação obviamente poderá atuar como profissional de TI em uma empresa de tecnologia, mas também em uma organização de seguros ou até mesmo em uma metalúrgica. Ou seja, existem diversas oportunidades nas mais diferentes áreas para quem é formado no curso de ciência da computação.

Dessa maneira, podemos afirmar ainda que é possível trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, seja na criação de softwares personalizados de acordo com as necessidades do cliente ou no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento dentro de uma grande empresa. E ainda outra possibilidade de carreira é como desenvolvedor ou programador em diferentes segmentos.

O profissional com diploma de bacharelado em ciência da computação ead poderá trabalhar ainda como:

• Analista de Sistemas – elaborando documentos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software;
  • Professor ou Pesquisador em instituições de ensino – ministrando aulas ou realizando pesquisas diversas;
  • Gerente de TI – realizando projetos de software, coordenando equipes, atuando no planejamento e desenvolvimento de sistemas;
  • Arquiteto de Software – atuando com modelagem de sistemas e infraestrutura necessárias para o bom funcionamento da empresa.

Quais são as áreas de atuação do profissional de ciência da computação?

Como já mencionamos, existem muitas vagas abertas apenas aguardando por excelentes profissionais da área de TI. Em resumo, podemos dizer que com um diploma de ciência da computação é possível trabalhar em qualquer empresa que tenha uma rede de computadores e que busque se desenvolver tecnologicamente.

O mercado de trabalho vive um constante crescimento e pode ter salários iniciais de até R$ 5.000,00 em grandes empresas. Entre as principais áreas, podemos listar as seguintes:

• Desenvolvimento de softwares: o profissional irá atuar na produção de programas para gestão de recursos e materiais, além do desenvolvimento de sistemas educacionais ou até mesmo jogos eletrônicos. Os programas podem ser para computadores tradicionais ou voltados exclusivamente para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
  • Treinamento: o profissional irá trabalhar com a capacitação dos funcionários que futuramente irão utilizar determinados tipos de programas de computador.
  • Banco de dados: o profissional irá trabalhar no desenvolvimento de softwares para indexar, armazenar e proteger informações, seja no setor público ou no setor privado.
  • Marketing e venda: o profissional irá atuar de forma direta na divulgação e venda de softwares ou hardwares. Também fará análises, testes e planejamento do lançamento de novos produtos.
  • Consultoria e suporte: o profissional atuará com assessoria de usuários e empresas na compra de novos programas e equipamentos ou até mesmo na manutenção de redes, sistemas e softwares. O cientista da computação também poderá avaliar projetos pedagógicos de informática ou planos para a informatização de empresas.