BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
30 de junho de 2022

8 vantagens de ter um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Python

O Desenvolvimento Python ganhou destaque no mercado de trabalho nos últimos anos e segue sendo considerado fundamental nos dias atuais. Preparamos um post especial para contar tudo o que você precisa saber sobre essa linguagem de programação, mas principalmente, as vantagens de possui uma certificação para atuar nesse segmento. Vale a muito a pena seguir com a leitura até o final!

Em geral, para exercer a profissão de Desenvolvedor Python, é necessário possuir uma graduação na área de TI, dentre as quais podemos destacar o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sobre o qual, claro, também falaremos no decorrer deste artigo, onde será possível não apenas aprender sobre linguagem Python, como diversos outros assuntos importantíssimos.

Para começar, não custa nada reforçarmos um pouco a respeito do conceito e de para que serve Python, dessa forma todas as demais explicações se tornarão mais simples de serem compreendidas.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação considerada de alto nível (ou High Level Language). Ela é chamada assim porque possui sintaxe mais simplificada e próxima da linguagem humana, ou seja, é dinâmica, interpretada, multiplataforma e orientada a objetos. Em outras palavras, essa é uma forma específica de organizar softwares em que os procedimentos são submetidos às classes. Dessa maneira, ela possibilita maior controle e estabilidade de códigos para grandes projetos.

E se você está entrando, ou pretende entrar em breve, no mundo da programação em Python, pode parecer que estamos falando em outra língua, já que são muitos os termos técnicos e pouco conhecidos. Porém, trata-se de uma linguagem considerada relativamente simples e de fácil compreensão. E é exatamente por isso, que ela ganhou popularidade entre os profissionais da área tecnológica, que não são necessariamente programadores, cientistas de dados, engenheiros ou formados em carreiras especificamente desse segmento.

Sendo assim, podemos dizer que um dos seus maiores pontos positivos é contar com um grande número de bibliotecas, nativas e de terceiros. Dessa forma, se torna muito mais difundida, podendo ser utilizada em uma grande variedade de setores que necessitam de um Desenvolvedor Python, mas também em outros segmentos como análise de dados e machine learning, por exemplo.

Perfil do Desenvolvedor Python

Afinal de contas, o que é preciso para ser um programador Python? Primeiramente, é necessário ter aptidão para a área de exatas, já que estatística e matemática serão muito utilizadas não apenas no decorrer do curso, como em todo o decorrer da profissão. Além disso, é necessário destacar que esse profissional deve ser bastante atencioso e muito analítico.

Para crescer na carreira, é importante ainda possuir capacidade de desenvolver habilidades interpessoais, como inteligência emocional e sociabilidade.

Quais funções podem ser desempenhadas?

Dentro das empresas, o desenvolvedor Python pode desempenhar diversas funções. Esse profissional pode atuar com bancos de dados e fluxos de informações, na criação de códigos e utilizando frameworks para análise de informações.

Quem conquistar um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento em Aplicações Python também tem a possibilidade de atuar no desenvolvimento de websites, resolução de  problemas de análise de dados, melhoria da segurança e proteção dos dados e na escrita de códigos eficientes.

É importante destacar que são vários os exemplos de linguagem Python, que claro, serão vistos no decorrer do curso no qual você irá se matricular.

Em relação aos cargos ocupados por esse profissional, podemos destacar:

  • Engenheiro de Software
  • Cientista de Dados
  • Especialista em Inteligência Artificial
  • Desenvolvedor de jogos.

Quanto ganha um Desenvolvedor Python?

Como já foi possível perceber, há inúmeras possibilidades de atuação para os profissionais dessa área, sendo assim, a chance de encontrar uma boa oportunidade de trabalho já no início da carreira é grande.

Outro ponto que deve ser levado em conta é o salário do Desenvolvedor Python. O interessante aqui é que, apesar de ser uma linguagem considerada de fácil aprendizagem, os valores oferecidos pelo mercado são relativamente altos.

É importante lembrar que os vencimentos dependem de uma série de fatores, como: a região de trabalho, o nível de experiência do profissional, as certificações conquistadas, o porte da empresa, entre outros. Apesar disso, apresentaremos alguns números que podem ajudar a ter uma prévia dos valores que podem ser oferecidos.

Para o cargo de Desenvolvedor Python a média salarial gira em torno dos R$ 4,2 mil, mas com o tempo esse valor pode facilmente ultrapassar os R$ 7 mil. É interessante sempre estar de olho no mercado e conversar com profissionais da área, assim você fica bem informado acerca das carências do ramo e quais conhecimentos precisa adquirir para ter um currículo que se destaque em meio aos demais.

Vantagens de possuir um certificado de Desenvolvimento Python

Pronto, relembrado o que é Python e todas as demais informações que são fundamentais conhecer a respeito dele, vamos focar no que te trouxe até aqui, ou seja, as vantagens de possuir uma certificação na área. Abaixo listamos as oito principais. Confira!

  1. Habilitação

A primeira, e uma das mais importantes vantagens de possuir uma Certificação Python, é que apenas com ela você será aceito no mercado de trabalho. Afinal de contas, não basta apenas bater na porta das empresas afirmando ter conhecimento e prática para lidar com a linguagem, é necessário sim comprovar através de uma habilitação.

  1. Mercado de trabalho farto

Uma vez possuindo um certificado equivalente ao de um curso de Python, acredite, o mercado de trabalho não apenas estará de portas abertas para você, como essas portas serão muitas, tendo em vista que as possibilidades profissionais para quem programa nesta linguagem são bem variadas.

Grandes empresas como Google, Netflix e Apple, para se ter uma noção, estão constantemente buscando profissionais para essa atuação. De acordo com uma pesquisa feita pelo site Coding Dojo, Python é a terceira linguagem de programação mais procurada pelo mercado, atrás somente de JavaScript e Java.

  1. Comunidade ampla e popularidade

Por ser uma linguagem bastante popular, é muito fácil achar material de aprendizagem na internet, onde você pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

Também existem diversas bibliotecas disponibilizadas gratuitamente por outros desenvolvedores, que possibilitam executar funções ainda mais elaboradas.

  1. Utilização versátil

Outro motivo de por que aprender Python é que sua extensão nos permite executar diversas operações integradas com outras linguagens de programação (as chamadas operações cross-language), como Java, bibliotecas C e C++ e componentes .NET.

Aliás, várias plataformas suportam Python, como Windows, Linux e Macintosh.

  1. Inteligência Artificial

Os códigos construídos nessa linguagem utilizam estatísticas que permitem aos computadores desempenhar diferentes ações. Por isso, ele é bastante utilizado na Inteligência Artificial.

  1. Programação web

Spotify e Reddit são dois exemplos de sites famosos que funcionam utilizando estruturas em Python. Existem diversas bibliotecas que tornam o desenvolvimento web bem mais simples e fácil.

  1. Gerenciamento de Big Data

Outro motivo que responde por que aprender Python é sua utilização para gerenciar Big Data. Isso porque existem diversas bibliotecas que fazem a análise de dados, como a Pandas, Dask e Pyspark. Elas permitem fazer o processamento de informações com bastante praticidade.

Essa interação com bancos de dados e a possibilidade de lidar com milhares de informações torna Python muito útil para diversas aplicações. Você pode utilizá-lo para tarefas mais simples ou para tarefas mais complexas.

  1. Computação Gráfica

Podemos utilizar Python para construir interfaces gráficas de usuário (GUI – Graphic User Interface), através da biblioteca “Tkinter”, que já vem com a instalação padrão de Python para Windows, Linux e Mac. É um modo fácil e rápido de criar um programa em Python, seja ele online, offline, grande ou pequeno.

Como conseguir Certificação Python?

Ok, agora você já sabe quais são algumas das principais vantagens em possuir um certificado, mas certamente está se perguntando: afinal de contas, como conseguir Certificação Python? Lembra que lá no início do texto falamos sobre a necessidade de possuir uma graduação na área de TI, e demos como sugestão a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Pois bem, é através dela que você conseguirá não apenas a certificação para atuar com Python, mas também algumas outras certificações para desenvolvedores.

Quando se trata desse curso, a modalidade que tem sido mais escolhida pelos novos matriculados é o EAD, onde o curso tem duração mínima de 24 meses. A carga horária total é de 2.000 mil horas, divididas em 80 horas dedicadas às Atividades Curriculares de Extensão (ACE), 120 horas para Atividades Práticas e Complementares (APC), e 30 horas para a realização de Atividades Integradoras.

E claro, não podemos esquecer as 1.770 horas restantes da faculdade de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, que são totalmente destinadas ao aprendizado das disciplinas que deixarão o aluno apto a ingressar no mercado de trabalho. Abaixo listamos, semestre por semestre, cada uma delas:

1º Semestre

  • Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável
  • Cybersecurity
  • Integração Computacional de Hardware e Software
  • Gestão Ágil de Projetos de Softwares
  • Desenvolvimento de Soluções com Python
  • Direitos Humanos e Relações Sociais

2º Semestre

  • Desenvolvimento Web
  • Cloud Computing
  • Sistemas Operacionais e Internet das Coisas (LOT)
  • Engenharia de Software
  • Projeto Web
  • Educação Ambiental

3º Semestre

  • Programação Mobile
  • Devops
  • Modelagem de Banco de Dados
  • Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos
  • Projeto Mobile
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras

4º Semestre

  • Governança de TI e Direito Cibernético
  • Digital Business e Design Thinking
  • Empreendedorismo Digital e Tecnologias Exponenciais
  • Programação de Alta Performance
  • Desenvolvimento de Startups

Como você pôde observar, a grande maioria das disciplinas são voltadas especificamente para terem seus conhecimentos aplicados em atuação na área, mas há ainda matérias como Liderança, Cidadania, Ética e Tecnologia Sustentável; Direitos Humanos e Relações Sociais; Educação Ambiental; e Língua Brasileira de Sinais – Libras, que também serão de grande utilidade para ingressar no mercado de trabalho.

Esperamos tê-lo ajudado a saber um pouco mais sobre o assunto e a tomar a decisão que certamente mudará sua carreira profissional, agora que você já sabe quais são as vantagens de ter um Certificado de Qualificação Profissional em Desenvolvimento Python.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.