JUSTIÇA RESTAURATIVA - COMPATIBILIDADE E APLICABILIDADE NO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL - JECRIM
Palavras-chave:
Justiça Penal. Justiça Retributiva. Justiça Restaurativa. Juizado Especial Criminal.
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade abordar a compatibilidade e a aplicabilidade da Justiça Restaurativa, nos crimes de menor potencial ofensivo perante aos Juizados Especiais Criminais instituídos pela Lei 9099/95. Contudo, foi necessário discorrer sobre quais são as teorias utilizadas para justificar a existência da pena criminal, discorrendo sobre as teorias absolutas, baseadas na retribuição, as teorias da pena relativas abrangendo as fundamentadas na prevenção especial e geral, tanto positiva quanto negativa. Na segunda parte do trabalho, será abordada a Justiça Restaurativa, sendo relatadas suas origens, conceitos, delimitação, seus princípios, as práticas e experiências junto às primeiras cidades em Brasília - DF, Porto Alegre – RS, São Caetano do Sul - SP e Ponta Grossa - PR, além dos fundamentos legais para a prática e a aplicabilidade da Justiça Restaurativa. Por fim foram demonstrados os programas entre vítima e ofensor e os procedimentos restaurativos. A metodologia de pesquisa utilizada foi por meio de revisão bibliográfica, análise da legislação, artigos, sites e seminários.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).