O ESTUDO DA PSICOLOGIA EM RELAÇÃO À TESTEMUNHA NO PROCESSO PENAL
Palavras-chave:
Processo Penal. Psicologia Jurídica. Provas. Testemunha. Psicologia do testemunho.
Resumo
O trabalho tem por objetivo apresentar o estudo da psicologia do testemunho no processo penal. O testemunho de uma pessoa sobre um fato depende essencialmente de como ela percebeu esse acontecimento. Vários processos psíquicos como percepção, memória e expressão são influenciados por uma série de fatores internos e externos ao individuo como o lapso temporal, o hábito e a tendência afetiva, tendo em vista a busca da verdade. Será objeto de estudo a prova, seu conceito, sua classificação, dando ênfase ao final a prova testemunhal, bem como o seu conceito, sua classificação e suas características também abordados no presente trabalho.
Publicado
2017-02-13
Seção
Artigos
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).