FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APONTAMENTOS A PARTIR DOS PARADIGAMAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Marilda Aparecida Behrens
  • Juliana Aparecida Petris
  • Lilian de Medeiros
  • Cledison Sudam Barros

Palavras-chave:

Paradigmas Educacionais, Formação Continuada de Professores, Tecnologias da Informação e da Comunicação

Resumo

Apresenta-se neste artigo apontamentos sobre a formação continuada dos professores e as Tecnologias da Informação e Comunicação a partir do estudo dos paradigmas educacionais. Nesse sentido, a problemática que se propôs foi como a formação continuada pode atender a urgência de mudanças de práticas pedagógicas a fim de proporcionar ao professor universitário formar indivíduos preparados para a docência, numa perspectiva sistêmica e contextualizada com a realidade tecnológica existente. O universo da pesquisa parte do mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, linha Teoria e Prática pedagógica na formação de professores, onde se localiza o grupo de pesquisa: Paradigmas Educacionais e formação de professores, o qual abrange a disciplina de Paradigmas educacionais na prática pedagógica. Optou-se pela pesquisa-ação, envolvendo 18 participantes do grupo. Dessa forma, essa vivência oportunizou reflexões acerca da problemática proposta que, por sua vez, favoreceram a construção de fundamentos para estudo. O embasamento teórico partiu de autores que tratam sobre os paradigmas educacionais tais como: Behrens (1990, 2000, 2011), Capra (1996), Cunha (1996), Demo (1996), Ferguson (1992), Freire (1992), Gadotti (2000), Libâneo (1986), Mizukami (1986), Moraes (1998), entre outros. A reconstrução de hipóteses e o direcionamento do pensar focado nesses novos elementos, pautados na reflexão do processo histórico dos paradigmas educacionais, possibilitaram o avanço do aprofundamento em relação à temática proposta.

Downloads

Publicado

01-07-2013