ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESPAÇO DE APRENDIZAGENS E FAZERES PEDAGÓGICOS DIVERSIFICADOS

Autores

  • Flávia Heloísa da Silva
  • Silvia Renata Sakalauskas
  • Mércia Freire Rocha Cordeiro Machado

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Conhecimentos teóricos e práticos, Espaço de diversidade

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com estudantes de oito turmas de terceiros anos dos cursos técnicos integrados de uma instituição de ensino técnico e tecnológico de Curitiba. Objetiva analisar as percepções desses estudantes quanto ensino médio integrado como espaço de aprendizagens e fazeres pedagógicos diversificados. Os dados derivam da convergência entre a revisão de literatura e a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011) realizada nos questionários aplicados aos 208 participantes. Os resultados permitiram identificar que a maioria dos futuros técnicos escolheram o curso técnico que está cursando e consideram que: i) a escola é um espaço importante para o seu futuro; ii) os fazeres pedagógicos dos professores considerados ótimos e bons, no que se refere aos conhecimentos teóricos e práticos da sua área de formação técnica, atendem as expectativas quanto ao curso escolhido; e iii) o curso técnico integrado ao ensino médio escolhido, promove aprendizagens diversificadas. Contudo, a maioria dos entrevistados ressaltam também que, não pretendem trabalhar na área técnica em que vão se formar, apesar de indicar o curso técnico integrado ao ensino para outras pessoas.

Downloads

Publicado

01-01-2018