A ESTÉTICA NO CINEMA DE ANDREI TARKOVSKI: A REVELAÇÃO DO SAGRADO PELOS ASPECTOS SIMBÓLICOS NO FILME STALKER

Autores

  • Adriel Fonteles de Moura

Palavras-chave:

Estética, Simbologia, História do Cinema Soviético, Tarkovski

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, uma perspectiva estética e filosófica da obra cinematográfica de Andrei Tarkovski e de seu livro Esculpir o Tempo, com ênfase no filme Stalker, de 1979. O problema teórico que norteou esta pesquisa diz respeito às diferenças entre um conceito de verdade pertencente ao reduto da racionalidade humana e uma noção de verdade absoluta, revelada esteticamente, tal como é evidente tanto no filme Stalker e no livro Esculpir o Tempo. Este grau da verdade é uma peça-chave na maioria dos filmes do Tarkovski, pois ela é indefinível através de palavras e se apresenta por meio da simbologia, da expectativa do encontro com o sagrado e da restauração da fé na arte. Também, analisaremos como a temática da condição humana é abordada em seus filmes. Por meio do progresso técnico-científico, o homem perdeu o sentido “verdadeiro” de sua existência. Portanto, notaremos como Tarkovski utiliza da sétima arte para resgatar a fé e a crença na própria humanidade.

Downloads

Publicado

01-07-2018