REVOLUÇÃO EMPREENDEDORA: ENSINAR A EMPREENDER

Autores

  • Celso José de Oliveira
  • Maria Helena Moretto dos Santos

Palavras-chave:

Ensino, Empreendedorismo, Comportamento

Resumo

O presente artigo propõe uma metodologia para o ensino da disciplina “Administrador Empresarial”, nos cursos de graduação da Universidade Tuiuti do Paraná, que se fundamenta numa abordagem aberta, flexí- vel, baseada em princípios de auto aprendizado, de forma a permitir que os alunos criem uma forma própria de aplicá-la, de acordo com suas características pessoais. O objetivo da disciplina é o desenvolvimento do profissional tanto na ótica do empregado-empreendedor quanto do empresário-empreendedor, na iniciativa privada ou social. Para isso é proposta uma metodologia que estimula o conhecimento e experiência dos alunos e que desperte o desenvolvimento dos comportamentos de sucesso de empreendedor. A metodologia é constituída por estudos de casos; atividades individuais e em grupos; entrevista com empreendedores; dinâmica de grupo, e elaboração de artigos sobre atitudes empreendedoras e a criação de um laboratório de ações de incentivo ao empreendedorismo, com parcerias entre UTP/PR e o poder público e entidades de classe. A premissa que permeia a ação educadora da disciplina é que é possível o ensino do empreendedorismo.

Downloads

Publicado

01-01-2007