MECANISMOS DE EVALUACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR BRASILERA: EL CASO DE LA IMPLANTACIÓN DEL SISTEMA NACIONAL DE EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR - SINAES - Y SU IMPACTO EN LAS UNIVERSIDADES PARTICULARES

Autores

  • Hugo Eduardo Meza Pinto
  • José Antônio Soares

Palavras-chave:

Avaliação, Controle de Qualidade, Educação Superior

Resumo

A década de 90 foi palco de uma série de câmbios estruturais para o Brasil. No campo educativo, especificamente na educação superior, houve uma importante expansão da oferta da vagas propiciada especialmente pelo setor privado. Um dos motivos palpáveis para a expansão privada foi a impossibilidade de oferecer educação estatal para uma população que requeria alta demanda de capacitação e especialização. Neste sentido, esta década foi caracterizada por uma flexibilização das leis de acesso ao setor educativo o que provocou um incremento das inversões privadas na educação superior. Muitas universidades, centros universitários e faculdades foram abertas, seja em grandes centros ou no interior do Brasil. Diante deste incremento, o governo brasileiro se viu obrigado a agregar padrões de controle de qualidade a uma educação em expansão. Uma série de mecanismos avaliativos foram usados, resultando em 2004 na criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Este mecanismo pretende avaliar a educação superior em três níveis: 1. avaliação das instituições de ensino superior; 2. avaliação dos cursos de graduação superior e 3. avaliação de desempenho dos estudantes. Esta avaliação, ao mesmo tempo que é necessária para analisar a qualidade da educação superior brasileira, impõe, também, grandes desafios para os gestores e inversões privadas. O presente trabalho, pretende discutir os desafios impostos pelos SINAES, especificamente a educação superior privada e o papel da gestão estratégica.

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Publicado

01-07-2007