A CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO

Autores

  • Marcia Siécola

Palavras-chave:

Autonomia, Competência Técnica, Compromisso Político, Educação Profissional, Formação, Habilidades, Qualificação, Saberes

Resumo

Neste estudo apresenta-se um conjunto de reflexões sobre as noções de qualificação e competência enfocando-se várias dimensões. Aborda-se o que são conceitos polissêmicos e que variam de acordo com os parâmetros teórico-metodológicos utilizados para investigá-los. Procura-se mostrar que a noção de competência é multidimensional e não pode ser confundida como mero desempenho. A ideia que se difunde quanto à apropriação da noção de competência pela escola, é que ela seria capaz de promover o encontro entre formação e emprego. No plano pedagógico verifica-se a organização e a legitimação da passagem de um ensino centrado em saberes disciplinares, a um ensino definido pela produção de competências verificáveis em situações e tarefas específicas. Constata-se o quanto a noção de competência é limitada em relação à perspectiva da formação humana, da mesma forma como a ideologia que busca conferir legitimidade aos novos padrões de acumulação do capital e de relações sociais tem seu limite na construção de uma concepção de mundo transformadora.

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Publicado

01-01-2009