APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Marcia Siécola

Palavras-chave:

Metodologia Científica, Dogma, Trabalho Científico

Resumo

O presente artigo originou-se de uma proposta pedagógica da disciplina de Metodologia Científica, que envolveu a docente, como professora da disciplina. A concretização do presente estudo se deu por meio de controvérsias existentes entre a Ciência, a Pesquisa e a Metodologia, na graduação, e dos obstáculos apresentados pelos acadêmicos, em elaborar e desenvolver as atividades acadêmicas na universidade, mais especificamente, no que se refere à construção do conhecimento científico e a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. O aluno aporta na universidade com conceitos deturpados e quase cristalizados o que torna difícil trabalhá-los. Muitas vezes, o ensino superior lhe transmite uma concepção de ciência pronta, acabada e muito próxima de certas seitas religiosas, que trabalham com dogmas que devem ser assimilados e repetidos como foram “aprendidos”. Considerando-se essas premissas, elabora-se uma reflexão a respeito da dificuldade em relação ao desenvolvimento de trabalhos científicos, fazendo distinção entre as noções de Ciência, Pesquisa e Metodologia, para que se possa compreender a real relevância desta disciplina para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

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Publicado

01-07-2009