A GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FATOR COMPETITIVO PARA EMPRESAS BRASILEIRAS EXPORTADORAS: UM DIFERENCIAL ESTRATÉGICO EM TEMPOS DE CRISE

Autores

  • Claudio Nogas
  • Edson Pacheco Paladini

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Globalização, Capital Intangível, Estratégias, Tempos de crise

Resumo

O presente trabalho buscou apresentar mediante conceitos a Gestão do Conhecimento como uma ferramenta, como fator competitivo se tornando assim um diferencial estratégico em tempos de crise para as empresas brasileiras exportadoras fazerem frente à globalização. Essa ferramenta no meio empresarial é muito discutida, verificando-se que àquelas que conseguem gerar, implantar, acompanhar essa Gestão do Conhecimento, ou seja, a realimentação faz desse sistema um dos seus principais capitais intangíveis. As empresas brasileiras exportadoras, como forma de manutenção e permanência no âmbito global, tem que estar se recriando, buscando a criação do conhecimento. Por intermédio de quadros comparativos apresentados verifica-se que as empresas apresentam queda considerável nas suas exportações quando um bloco econômico ou um país entra em crise financeira ou política. A globalização fez com que a competitividade entre as empresas se tornasse cada vez mais acirrada. Assim a gestão e o gerenciamento do conhecimento se tornaram um dos principais ativos das empresas.

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Publicado

01-01-2010