A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SEU MOVIMENTO HISTÓRICO NO BRASIL

Autores

  • Adriano Antonio Faria
  • Angela Salvadori

Palavras-chave:

Educação, Educação a Distância, Tecnologias

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar e analisar o movimento histórico da Educação a Distância (EaD), por meio de seus diversos conceitos e da legislação que rege esta modalidade de educação, principalmente no Brasil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e que, no Brasil, historicamente está dividida, em dois momentos: a partir da década de 1960, com a transição do modelo econômico e das concepções educacionais devido a evolução das tecnologias, e a queda do modelo fordista; e, um segundo momento a partir da década de 1990, caracterizado pela integração de redes de conferências por computador e estação de trabalho multimídia. Atualmente, esta modalidade educacional está marcada por uma nova etapa, caracterizada pela flexibilidade proporcionada pela integração de novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC). Este artigo revela uma significativa ampliação da demanda e oferta de cursos à distância em diversas áreas do conhecimento. Ao mesmo tempo, há o desafio da institucionalização da EaD, seja por meio da ampliação do conhecimento acerca desta modalidade e das tecnologias de informação destinadas a este fim, ou pela necessidade de políticas públicas substanciadas para a educação no Brasil.

Downloads

Publicado

01-01-2010