AS CANÇÕES DE PROTESTO COMO PRÉ-TEXTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÉTICA E DA CIDADANIA

Autores

  • Paulo Cesar Pinheiro
  • Elisete Santos Mendes Vargas

Palavras-chave:

Linguagem musical, Comportamento, Cidadania

Resumo

Este trabalho pretende chamar a atenção para a importância da música no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no sentido de estimular o desenvolvimento de pensamento crítico no aluno, futuro cidadão. O movimento musical, na época da ditadura militar brasileira, produziu inúmeras canções de estilos diversos e, assim, propomos a utilização de algumas letras daquele período, em sala de aula, com o objetivo de estimular nos alunos a produção de sentidos próprios em torno da realidade que os cerca. Grandes compositores como Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Tom Zé, além de outros, foram porta-vozes de diferentes discursos ideológicos que negavam o autoritarismo, instaurado após o golpe de 1964. Suas composições se destacaram na história da música popular do Brasil porque embalaram letras que protestavam os demandos da ditadura. Mas, ao mesmo tempo, cada um desses autores era porta-voz de diferentes segmentos da população, que se dividiam nos conturbados anos da ditadura. Por essas razões foram escolhidas como estratégias de ensino neste trabalho.

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Publicado

01-07-2010