TRABALHO PRECÁRIO, DOCÊNCIA E FLEXIBILIZAÇÃO

Autores

  • Everson Nauroski

Palavras-chave:

Precariedade, Docência, Flexibilização

Resumo

A década de setenta tornou-se referência cronológica na história econômica do mundo capitalista. Tanto na Europa, EUA e, posteriormente, na América Latina observou-se a adoção de um conjunto de medidas políticas e econômicas no sentido de superar a crise e garantir a progressão nas taxas de acumulação capitalista. É nesse contexto que surge a doutrina política e econômica do neoliberalismo, um conjunto de medidas que se concretizou por um regime de acumulação mais flexível, dinâmico, ágil e agressivo. O escopo desse processo se traduziu numa reestruturação produtiva como estratégia para fazer frente aos novos desafios da globalização e da competitividade crescente. Flexibilizar e desregulamentar as relações entre capital e trabalho tornaram-se as palabras de ordem. A partir desse contexto, surgem novas configurações do trabalho presentes em diferentes segmentos da sociedade. O presente estudo busca mostrar que essas novas configurações do trabalho assumem cada vez mais a forma de trabalho precarizado, inclusive no âmbito da educação pública. Tomamos como referência uma pesquisa realizada junto a 108 professores PSS de Curitiba e Região Metropolitana, pertencentes à rede paranaense de ensino. Os instrumentos de pesquisa adotados foram aplicação de questionário semi-estruturado e realização de entrevistas no período de junho a dezembro de 2012.

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Publicado

01-01-2013