EMPREENDEDORISMO SOCIAL EM CURITIBA
Palavras-chave:
Empreendedorismo Social, Desenvolvimento, Terceiro SetorResumo
O empreendedorismo social, como agente propulsor do desenvolvimento, gera uma grande chance de transformar problemas em oportunidades, criando soluções sustentáveis para comunidades que necessitam de auxílio, que não são dados de forma satisfatória pelo governo, e por grandes organizações. No presente artigo, procura-se apresentar elementos do tema empreendedorismo social, tomando como exemplo a realidade curitibana. O empreendedorismo emerge no cenário brasileiro nos anos 1990, com a redução dos investimentos públicos no campo social, o crescimento das organizações do terceiro setor e a participação das empresas no investimento e nas ações sociais. Atualmente, o empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento, mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizando diferenças entre uma gestão social tradicional e uma empreendedora. É o que procura-se apresentar a partir dos principais conceitos, e de um exemplo tííco da sociedade brasileira quanto às diferenças do empreendedorismo social e a sensibilização da sociedade aos serviços sociais.