Aplicabilidade da Lei nº 10.639/03 na literatura afrodescendente no ensino
DOI:
https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-006Palavras-chave:
pedagogia, afrodescendente, Lei nº. 10639/03Resumo
Este trabalho traz como base a Lei 10.639/03 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Essa Lei inseriu a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” no currículo escolar do ensino fundamental em todas as instituições de ensino. No entanto é preciso um apoio especializado que ofereça aos professores assistência e orientações, sobre como trabalhar esses conteúdos. É a partir deste pressuposto que o artigo foi embasado, e tem por objetivo analisar qual a influência da Lei no 10.639/03 para o ensino da literatura afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com relação à aplicabilidade da lei no cotidiano escolar e a lacuna existente na formação profissional dos docentes no que diz respeito às questões étnico-raciais, porém, observa-se que a lei não aborda a obrigatoriedade de formação profissional para tratar de temas desta natureza, e sim o ensino de cultura africana e afro-brasileira. Contata-se também que a lei não só estabelece a obrigatoriedade de ensino de história e cultura afrodescendente nas escolas, mas também contribui para o desenvolvimento de criticidade e hábito de leitura dos discentes. A metodologia utilizada no artigo que partiu de revisões bibliográficas. A técnica utilizada foi de cunho bibliográfico buscando autores que abordam sobre o assunto no presente artigo, no qual abordou a temática da aplicabilidade da lei nº 10.639/03 na literatura afrodescendente no Ensino Fundamental, delimitando o estudo nas turmas de quinto ano. Concluindo que o comprometimento com a construção de cidadãos críticos e abertos as diferenças são da escola, da família e da sociedade, onde ambas trabalham juntas com o propósito de amenizar os preconceitos e difundir positivamente a cultura do negro em nosso país.
Referências
BRAGA, José Luiz. Constituição do Campo da Comunicação. Verso e Reverso, São Leopoldo, 2011. Disponível em:
<http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/view/924>. Acesso em: 30/10/2022.
BRASIL, Portal. Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária. Disponível em:
<http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na- musica-religiao-e-culinaria >.Acesso em 22/11/2022.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. ALVES, E. F. 3.
Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.COUTINHO, Rafael. Literatura Afrodescendente.
Disponível em:
<http://cultura.culturamix.com/literatura/a-literatura-afro-brasileira>. Acesso em 14/11/2022
GOUVÊA, Fernando César Ferreira. Educação e Relações Étnico-Raciais Entre diálogos contemporâneos e políticas públicas. Disponível em: <http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/files/2015/03/Miolo_Educacao_e_Relac oes_Etnico-raciais.pdf>. Acesso em: 10/10/2022
LIMA, Aurilia de Brito. A Importância da Literatura Infantil Afro-Brasileira e Africana no Ensino Fundamental do Sesc - Petrolina/PE. Disponível em:
<http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/viewFile/878/475>. Acesso em 10/10/2022.
MARIOSA, Gilmara Santos, REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária Londrina, Vagão-volume 8ª parte A, p. 42-53, 2011. Disponível em: Disponível em: <http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf>. Acesso em: 30/11/2022.
MENEZES, E. Diatay Bezerra. Fundamentos sociológicos da comunicação. In: Adísia Sá (Coord.). Fundamentos científicos da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973, p. 146-205.
NASCIMENTO, A. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista.
ed. São Paulo: Perspectiva, 2019
.
NEVES, Pollyana Cassiano. As Relações Étnico Raciais na Educação Infantil.
Disponível em:
<http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/CP02.pdf>. Acesso em 10/12/2022.
PACIFICO, Tânia Mara. A implantação da lei n.º 10.639/2003 em uma escola da rede pública estadual, no Ensino Fundamental, na cidade de Curitiba – PR. Disponível em:
<http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/259_680.pdf>. Acesso em 10/12/2022.
PEREIRA, Marcia Moreira, SILVA, Mauricio. Percurso da lei 10639/03: antecedentes e desdobramentos. Disponível em:
<https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/23810>. Acesso em: 30/11/2022.
PERLES, João Batista. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. 2007.
Disponível em:
<http://www.bocc.ubi.pt/pag/perles-joao-comunicacao-conceitos-fundamentos- historia.pdf>. Acesso em: 30/11/2022.
SANTOS, Margareth Maura. A Cultura e a literatura afro-brasileira em sala de aula. Revista Magistro, 2013.
Disponível em:
<http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/2160/100> Acesso em: 30/11/2022.
TRINDADE, Cláudio Robélio da. A lei 10.639/03: Os desafios docentes e a prática pedagógica em torno da recepção e identificação dos alunos a respeito do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em sala de aula.
Disponível em:
<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_M D1_SA9_ID3604_16082015111846.pdf >. Acesso em 22/12/2022.