Educação infantil: práticas lúdicas em sala de aula

Autores

  • Gisele Cristina Marinho Oliveira
  • Cristiane de Souza Magnani
  • Patrícia Menezes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-005

Palavras-chave:

educação infantil, lúdico, brincar

Resumo

O artigo aborda a temática das práticas lúdicas em sala de aula dentro da Educação Infantil. Tem como principal objetivo reforçar a importância do ato de brincar como prática de diversão, comunicação, interação e também facilitador do processo de construção da aprendizagem e autonomia nos diversos aspectos para a vida dos alunos, servindo como base para os demais anos escolares e também com importantes traços biopsicossociais. Proporcionar as crianças um ambiente em que possam explorar diferentes ideias através de práticas educativas lúdicas é o objetivo específico. Sua justificativa está diretamente relacionada com o fato de o professor ser o principal mediador desse processo no contexto escolar, precisando esta estar a par das possibilidades de ensino. A metodologia utilizada para solucionar o problema desta pesquisa é o estudo bibliográfico, trazendo importantes autores e também vivências sobre essa temática, onde se faz uma análise da sua aplicabilidade prática. Nesse contexto, o resultado é apresentado ressaltando a importância do brincar na educação infantil, sendo aspecto indispensável para a prática pedagógica ter sucesso, visto que estimula as crianças para o processo de aprendizagem de forma significativa e muito prazerosa. Ainda se faz de grande importância nesse estudo reforçar a importância do professor conhecedor dessa ferramenta pedagógica como mediador do desenvolvimento integral dos alunos já na educação infantil.

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Publicado

2023-09-04

Como Citar

Oliveira, G. C. M., Magnani, C. de S., & de Oliveira, P. M. (2023). Educação infantil: práticas lúdicas em sala de aula. In Litteras, 8(1), 71–82. https://doi.org/10.55905/inlitterasv8n1-005