Palavras-chave:
Qualidade em enfermagem. Enfermagem. Educação continuada.
Resumo
Atualmente as instituições dos mais variados setores, estão preocupados com a qualidade dos seus serviços, a saúde é um setor que vem se expandindo e prestar serviços apenas não é o bastante, se faz necessário ter qualidade para satisfazer a clientela que por sua vez sabe avaliar com critérios, utilizando ferramentas específicas, cientes de seus direitos e dos deveres, bem como dos deveres do prestador de serviço especificamente os serviços de enfermagem. A gestão de qualidade em enfermagem vem para garantir qualidade no atendimento e melhoria contínua na assistência a ser prestada. O enfermeiro é o líder da assistência destinado ao usuário, tendo contato direto, orientando-os sobre normas e direitos, prestando informações sobre os procedimentos dos profissionais de enfermagem. Como profissional o enfermeiro é visto como privilegiado por interagir diretamente com o cliente, compreendendo suas necessidades e melhorando a prática cuidar com qualidade. A enfermagem que integra o sistema de saúde vem se ocupando da implantação e implementação da gestão da qualidade, no gerenciamento, pois acredita que alcançará um padrão de atendimento desejado pelo cliente se permanecer focado na sua função de liderança, planejando e executando ações num processo conjunto no custo-benefício e na educação continuada de sua equipe e valorização no crescimento tanto pessoal como profissional. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo conhecer o processo de gestão da qualidade nos serviços de enfermagem, bem como a função do enfermeiro como gestor. METODOLOGIA: O presente estudo trata-se de uma análise bibliográfica, de caráter descritivo, qualitativo, que se propôs a analisar os dados referentes ao tema gestão da qualidade nos serviços de enfermagem.CONCLUSÃO: Enquanto profissionais qualificados nos serviços de enfermagem, se faz necessário lembrar que qualidade também é sinônimo de boa comunicação, informação eficaz, troca de informações e postura profissional ética, o cliente é lembrado como alguém tão importante que se é capaz de alterar toda uma rotina para satisfazê-lo, sabe se que satisfação se mede em relação a expectativa do cliente. Não basta recolher formulários com avaliação dos serviços de enfermagem, questionários devem ser analisados e estabelecer ações que visem a melhoria do processo do serviço de enfermagem.