UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Angela Regina Garcia Caneppa
Ceyde Aparecida Salzbron
Dayane Bueno Moraes
Keles Regina Delmoníco
Maria Alcina Trindade da Cruz
Marianne Queiroz de Lima
Nair Priscila Lopes
Renata Osternach Costamilan de Mesquita
Roselene da Silva Rocha
Sara Jane Pinto Ribeiro
Catia Heimbecher
Beatriz Essenfelder Borges
Resumo
Cada vez mais novas práticas de ensino de anatomia e fisiologia surgem em confluência com as demandas pela dinâmica de tornar o aprendizado facilitado, significativo e adequado com a realidade de cada profissional. Devido à grande dificuldade dos alunos nas disciplinas de anatomia e fisiologia, tornou-se necessário a utilização de recursos diferenciados para facilitar o entendimento. Dessa forma, a utilização de modelos didáticos tem se mostrado muito promissora, pois fornece uma visão tridimensional do sistema estudado. Estes modelos representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensarem e produzirem novos conhecimentos de um assunto que é extremamente difícil na visão deles. O objetivo foi utilizar de modelos didáticos de coração para representar a anatomia cardiovascular, a pequena circulação e o funcionamento das válvas cardíacas, fazendo com que os alunos fossem atrás das informações necessárias e construissem o conhecimento apoiados nos modelos desenvolvidos por eles. Dessa maneiraos alunos produziram 3 modelos de coração tridimensional e aplicaram seus conhecimentos na construção de cada um deles. Representando um avanço no entendimento dessas disciplinas no curso de Enfermagem. Palavras-chave: Fisiologia cardiovascular. Anatomia cardiovascular. Modelos didáticos.