UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO APRENDIZADO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR

  • Angela Regina Garcia Caneppa
  • Ceyde Aparecida Salzbron
  • Dayane Bueno Moraes
  • Keles Regina Delmoníco
  • Maria Alcina Trindade da Cruz
  • Marianne Queiroz de Lima
  • Nair Priscila Lopes
  • Renata Osternach Costamilan de Mesquita
  • Roselene da Silva Rocha
  • Sara Jane Pinto Ribeiro
  • Catia Heimbecher
  • Beatriz Essenfelder Borges

Resumo

Cada vez mais novas práticas de ensino de anatomia e fisiologia surgem em confluência com as demandas pela dinâmica de tornar o aprendizado facilitado, significativo e adequado com a realidade de cada profissional. Devido à grande dificuldade dos alunos nas disciplinas de anatomia e fisiologia, tornou-se necessário a utilização de recursos diferenciados para facilitar o entendimento. Dessa forma, a utilização de modelos didáticos tem se mostrado muito promissora, pois fornece uma visão tridimensional do sistema estudado. Estes modelos representam uma forma lúdica de instigar os alunos a pensarem e produzirem novos conhecimentos de um assunto que é extremamente difícil na visão deles. O objetivo foi utilizar de modelos didáticos de coração para representar a anatomia cardiovascular, a pequena circulação e o funcionamento das válvas cardíacas, fazendo com que os alunos fossem atrás das informações necessárias e construissem o conhecimento apoiados nos modelos desenvolvidos por eles. Dessa maneiraos alunos produziram 3 modelos de coração tridimensional e aplicaram seus conhecimentos na construção de cada um deles. Representando um avanço no entendimento dessas disciplinas no curso de Enfermagem.   Palavras-chave: Fisiologia cardiovascular. Anatomia cardiovascular. Modelos didáticos.  
Publicado
2015-04-08
Seção
Artigos