21 de fevereiro de 2024

Vale a pena cursar Ciência da Computação a distância?

graduação em Ciência da Computação a distância tem, ano após ano, conquistado um número cada vez maior de novos alunos. E não é para menos, afinal de contas, essa é a área responsável pelo estudo das técnicas, metodologias, instrumentos computacionais e aplicações tecnológicas. Por isso, esse é um dos nichos que mais cresce no Brasil e no mundo atualmente. Graças aos novos avanços tecnológicos, a demanda por mão de obra qualificada para auxiliar no desenvolvimento tecnológico de cada empresa segue sempre em ascensão.

O principal objetivo do cientista da computação é automatizar os processos e o desenvolvimento de soluções de processamento de dados, seja para entrada ou para saída no computador, de modo a realizar a transformação dos mesmos em informações. Neste post falaremos mais sobre esse importante curso e como é o mercado de trabalho para os profissionais que nele se formam.

Como é o curso de Ciência da Computação EAD?

Durante os pelo menos quatro anos nos quais o aluno estiver cursando o Bacharelado em Ciência da Computação EAD, ele será introduzido a uma série de fundamentais disciplinas em sua grade curricular, que o deixarão pronto para sair da faculdade e já ingressar no mercado de trabalho. Neste link, mostramos quais são elas em cada um dos oito semestres que compõem o curso. Basta clicar aqui!

Além de ser aprovado nas provas das disciplinas que listamos acima, ao fazer uma faculdade de Ciência da Computação, será necessário ainda realizar Atividades Curriculares Complementares (disponíveis já a partir do 1º semestre) e Projetos Integradores (no 2º, 4º e 6º semestres), além de, no último semestre, produzir um Trabalho de Conclusão de Curso.

Onde pode trabalhar um Cientista da Computação?

Desde já adiantamos, trata-se de uma profissão que movimenta muitas contratações, uma vez que é fundamental nos dias de hoje em qualquer empresa, e as chances de outro profissional, que não o Cientista da Computação, façam o trabalho são muito baixas, uma vez que das ramificações dentro da área de TI, essa é a que exige maior conhecimento teórico.

Quem conquista o diploma no curso de Ciência da Computação adquire grande conhecimento a respeito do funcionamento da computação, por isso tem maior facilidade com programação avançada e desenvolvimento de sistemas. Por isso a capacidade de atuar em vários campos, desde a criação de algoritmos, passando pelo desenvolvimento de sistemas de computadores, chegando até a administração de ambientes e recursos computacionais.

Com base nisso, o Cientista da Computação poderá atuar desenvolvimento de softwares, que venham a contribuir com a tecnologia da organização. Essa criação pode acontecer seja o profissional sendo profissional da própria empresa ou oferecendo seu serviço de forma autônoma. No caso da segunda opção, isso leva a mais uma possibilidade de atuação, ou seja, o treinamento dos funcionários para que aprendam a utilizar o software criado. Quem se forma na faculdade de Ciência da Computação a distância pode se tornar também um consultor ou um professor.

Pode acreditar, oportunidades ligadas a Tecnologia da Informação seguem sendo muito frequentes, e mesmo que enfrentemos crises econômicas, a tendência é que sigam existindo, pois nos profissionais dessa área pode estar o caminho para que uma empresa se sustente, tendo como grande auxiliador a tecnologia.

Concurso público para quem se forma em Ciência da Computação a distância

Mas não nos limitemos apenas à iniciativa privada, afinal de contas, existem também muitas oportunidades em órgãos públicos, com ótimas cargas horárias, e claro, excelentes salários. Mas para isso é necessário, obviamente, ser aprovado em um concurso.

Seja com o diploma de Bacharelado em Ciência da Computação a distância ou várias outras áreas ligadas a Tecnologia da Informação, são muitas as vagas oferecidas, e nos mais diversos locais. Podemos citar as Prefeituras e Câmaras Municipais, os Institutos e Universidades Federais, Conselhos Regionais, Secretarias, Controladorias Gerais. Há também em ofertas em grandes órgãos como Tribunais, Polícias, Bancos, INSS, Receita Federal, enfim. As possibilidades são inúmeras.

Salários

No que diz respeito a salários, as Prefeituras, por exemplo, costumam pagar uma média de R$ 2 mil a R$ 3 mil. Já nos Institutos Federais é possível que os vencimentos ultrapassem os R$ 4 mil. E há ainda órgãos que pagam remunerações entre R$ 6 mil e R$ 9 mil, como nos casos dos Conselhos Regionais, Ministérios Públicos de Contas, e Conselhos, como o de Arquitetura, para citar um.

Então, seja para quem já está pronto para ingressar no mercado de trabalho ou para quem irá iniciar a caminhada até a conquista do diploma, os concursos públicos são uma excelente opção.