BLOG EAD PLUS UNISANTACRUZ
Publicado por
UniSantaCruz
22 de dezembro de 2022

O que faz um profissional de TI: confira as áreas de atuação

Com um grande mercado de trabalho e salários acima da média, a área de TI (Tecnologia da Informação) tem atraído muitos interessados nos últimos anos. Na contemporaneidade, este conhecimento possui importância estratégica nas organizações e se consolida como indispensável para toda empresa. Neste post, descubra o que faz um profissional de TI e quais são suas áreas de atuação.

Profissional de ti

O profissional de TI, como o próprio nome sugere, trabalha na área de tecnologia da informação das organizações. Antes disso, neste contexto, é necessário entender do que se trata este conhecimento.

Em suma, a TI é a área que utiliza a computação para organizar informações em uma empresa, podendo ser dividida em diferentes segmentações, como programação, administração de banco de dados, suporte técnico, segurança da informação, qualidade de software, entre outros. Com o aumento cada vez maior da utilização das inovações tecnológicas que se deu desde o início da globalização, o profissional de TI se torna imprescindível no mercado de trabalho.

A maioria das empresas, direta ou indiretamente, recorre às soluções digitais para aprimorar seus processos, sejam eles de comunicação ou informação. É incomum encontrar, por exemplo, empresas que não fazem uso da tecnologia para seu funcionamento. Desde simples celulares a avançados softwares corporativos, a TI faz parte do processo.

Como é possível perceber, o profissional de TI possui um amplo campo de atuação e é responsável pela manutenção deste fluxo de informações organizacionais. Veja abaixo suas principais áreas de atuação.

Áreas de atuação de um profissional de TI

As áreas de atuação de um profissional de TI variam de acordo com a necessidade de cada organização, mas, em geral, podem ser definidas em:

Programação

A programação é uma das áreas mais diversas na atuação de um profissional de TI, pois contempla diferentes linguagens (como Javascript, Phyton, Java, PHP, etc.) e a possibilidade de se especializar em uma específica.  Para aprender a programar com qualidade, é necessário que haja uma formação superior, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Para Internet.

Desenvolvimento de Software

O profissional de TI que atue com desenvolvimento de software é responsável por utilizar linguagem de programação para criar sistemas computacionais que ofereçam soluções para empresas. Para ingressar na área, um curso de formação importante é a Ciência da Computação, que prepara o aluno para desenvolver programas de computação.

Segurança da informação

Na área de atuação relacionada à segurança da informação, o profissional de TI é responsável por aspectos como prevenção e suporte em ataques virtuais em sistemas de internet, como proteção contra hackers.

Administração de Banco de Dados na TI

Toda empresa que trabalhe com cadastro de dados demanda um profissional de TI que possua conhecimento nesta área de atuação. À primeira vista pode parecer simples, mas existem diferentes tipos de bancos de dados (tais como SQL, MySQL, PostgreSQL, MongoDB, dentre outros) que necessitam de domínio de linguagens de programação específicas.

Suporte técnico

O suporte técnico é a área de atuação que fornece soluções para o cotidiano das empresas. A função deste profissional de TI é auxiliar usuários em problemas na utilização de hardwares ou softwares, que vão desde uma impressora com defeito a dificuldades de utilização de um sistema operacional, por exemplo. Além disso, este profissional é responsável por aplicar treinamentos técnicos sobre componentes tecnológicos que venham a ser utilizados. Para atuar na área, é necessário formação profissional em Gestão da Tecnologia da Informação.

Como me tornar um profissional de TI?

O primordial é realizar uma boa formação na área, pois trata-se de um mercado que privilegia os bons profissionais com altas remunerações. Os cursos de formação para TI são diversos. Na UniSanta Cruz existem várias possibilidades EAD, como:

  • Ciência da Computação;
  • Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Tecnologia em Sistemas Para Internet.

Gostaria de saber mais? Clique aqui e confira mais detalhes sobre cada curso, como tempo de duração, investimento e como realizar sua matrícula!

Metodologia UniSantaCruz EAD

A UniSanta Cruz conta com um corpo docente de especialistas renomados para os cursos, além de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que une a qualidade à praticidade. Nele, é possível acessar todos os materiais e ferramentas necessárias para a utilização durante a graduação à distância, unindo livros, videoaulas diretamente com o autor das obras, questões elaboradas pelo profissional e materiais integrados. O processo de ensino, reconhecido nacionalmente pelo seu alto padrão de qualidade, é pensado estrategicamente em todas as etapas.

Gostaria de ver mais conteúdos como estes? Acompanhe-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Receba em primeira mão novidades sobre cursos, descontos, oportunidades e muito mais!








    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.