28 de setembro de 2022

Developer e-commerce: tudo o que você precisa saber sobre a profissão

O Developer E-Commerce é uma das profissões que mais se destacam no mercado atualmente. Com o avanço da tecnologia e da mudança de comportamento do consumidor esse profissional vem ganhando relevância no mercado de vendas online, pois é ele o responsável por desenvolver e aperfeiçoar toda a plataforma da loja virtual.

Ficou interessado em saber mais? Nos acompanhe nesse artigo porque iremos abordar tudo o que é preciso saber dessa profissão e com isso ajudá-lo a decidir se essa será definitivamente a sua carreira.

Developer E-commerce

O que faz um Developer E-commerce?

O Developer E-commerce é o responsável pelo desenvolvimento de lojas virtuais.

Ele tem papel fundamental na criação do ambiente virtual onde as vendas dos produtos ou serviços das empresas estarão disponíveis.

O perfil de um Desenvolvedor de E-commerce precisa ser dinâmico. Afinal para ele exercer bem suas atividades é necessário conhecer várias outras frentes do negócio do cliente. Como marketing, logística, entre outros. Pois para acontecer de maneira efetiva as vendas online, todos os setores precisam conversar.

Isso explica o motivo da sua grande procura no mercado de trabalho.

Habilidades Essenciais

É fundamental que o Developer E-commerce tenha profundo conhecimento sobre programação. Pois fica em sua responsabilidade as tomadas de decisões e estratégias de melhorias e correções nas lojas virtuais.

Quando falamos desse profissional, a principal atuação dele é os códigos de back-end e front-end, que são conceitos técnicos para estruturação e usabilidade da página ou app de compra.

Em resumo, o back-end é a programação fundamental de toda plataforma de e-commerce. Envolve códigos de funcionalidade e performance. É o que vem por trás, a estrutura de sustentação.

Já o front-end visa a interação do usuário com a plataforma, seu dinamismo e usabilidade. Ou seja, a interface da loja virtual, melhorando as disposições conforme necessário.

Além disso, certos conhecimentos são primordiais para um programador de e-commerce, como:

• Conhecer as principais plataformas de e-commerce do mercado (VTEX, Linx, Ciashop, etc.);
  • Dominar programação CMS, CSS, Java Script, HTML, Ajax, PHP, etc;
  • Entender e saber usar programação front-end;
  • Entender e saber usar programação back-end;
  • Desenvolver códigos complexos;
  • Saber instalar e configurar lojas virtuais, marketplaces, etc;
  • Entender e saber trabalhar com o desenvolvimento e instalação de APIs;
  • Saber corrigir problemas, “bugs”, em sistemas diversos;
  • Projetar, desenvolver e/ou instalar sistemas de segurança para o comércio eletrônico;

Quanto ganha um Developer E-commerce?

Um Developer E-commerce tem seu salário em torno de 4 mil a 5 mil reais, uma das mais atrativas do mercado, de acordo com o site Glassdoor.

Vantagens

Um desenvolvedor de e-commerce oferece inúmeras vantagens, algumas delas seriam:

• Grande Procura Profissional;
  • Salários atrativos;
  • Reconhecimento de mercado;
  • Ambiente Dinâmico;
  • Autonomia;
  • Crescimento profissional.

Graduação para se tornar um Developer E-commerce

Uma das maneiras mais eficazes de adentrar esse mercado é por meio de uma graduação que ofereça suporte e preparo para o aprendizado e conhecimento em programação.

Aqui no UniSantaCruz nossos cursos oferecem o que é fundamental para você se tornar um programador. Através deles, você poderá adentrar no universo do e-commerce, assim como outras áreas que necessitam desse profissional. O melhor de tudo é que são ofertados em EAD, permitindo otimização do tempo, sem prejudicar sua rotina. Fora outros benefícios, como material de estudo exclusivo e produzido pelos nossos professores e flexibilidade na mensalidade para incentivá-lo a não desistir de estudar.

Conheça nosso curso de Tecnologia em Sistemas para Internet pois é um exemplo de curso que prepara o aluno no mais alto grau de programação. Em sua grade curricular há criação de sites, engenharia de software, Python, até desenvolvimento de Startups.

É um curso de nível superior que permitirá gerenciar, produzir, desenvolver e implantar sistemas e serviços para serem aplicados na internet, através da criação de programas, aplicativos, comércio eletrônico, sites e afins.

Ou seja, um curso completo

Comece agora a mudança na sua vida com a UniSantaCruz!

Para mais informações sobre a gente, conheça nossos outros artigos!

• Roberto Dias Santos disse:

Super dicas, Me ajudou muito seu artigo, Tem um aplicativo chamado: Programa PCG, esse Software é um agregador de sites de anuncios, esse aplicativo tem mais de 340 sites de classificados onde você pode anunciar de graça, usando esse aplicativo você pode fazer propaganda do seu material de forma automática nesses 340 sites. Vale muito a pena usar, são muitos sites pra anunciar seu produto ou serviço. Sempre uso esse programa para fazer publicidade. Fica ai a sugestão. Seu texto foi muito útil. Muito Grato por sua atenção.