Revista Multidisciplinar do UniSantaCruz http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/revmulti <p>A <strong>Revista Multidisciplinar do UniSantaCruz</strong> (ISSN 2965-2790) é uma revista criada pela UniSantaCruz – Centro Universitário Santa Cruz de Curitiba, e atualmente é editada pela Future Publishers Group, abrange todos os públicos, graduandos, pós-graduandos, professores, pesquisadores e profissionais das diversas áreas do conhecimento. Nossa revista possui diversidade temática, publicando artigos científicos com rigor e rapidez.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2965-2790<br /><strong>DOI:</strong> 10.55905/rmusc</p> pt-BR editor@revistasunisantacruz.com.br (Future Publishers Group ) editor@revistasunisantacruz.com.br (Future Publishers Group) Wed, 21 Feb 2024 16:46:14 +0000 OJS 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Do conto à inclusão: estratégias para a inclusão do TEA na contação de histórias http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/revmulti/article/view/386 <p>A metodologia de contar histórias é um importante recurso pedagógico para o desenvolvimento da criança dentro e fora do ambiente escolar. É por meio das histórias que o ser humano se desenvolveu, possibilitando que as futuras gerações aprendessem com os acertos e erros de seus antepassados, o que levou a esse recurso ser amplamente utilizado na educação infantil. E reconhecendo o poder desta ferramenta que se observa a necessidade de promover a inclusão do público TEA (Transtorno do Espectro Autista) nestas atividades, inclusão essa garantida por lei.&nbsp; Por isso esse trabalho tem como objetivo, explorar possíveis estratégias que possibilitem ao contador de histórias promover a inclusão do público TEA nesta atividade tão importante, levando em consideração as características do transtorno. Neste trabalho serão exploradas a origem da contação de histórias, assim como seus benefícios para o público infantil e seus usos em ambiente escolar, seguido por algumas definições sobre TEA, passando por suas características e direitos garantidos por lei, para no final, propor algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos contadores como, utilizar com moderação recursos áudio visuais, a fim de evitar crises desencadeadas pelas características do transtorno, utilizar objetos do hiperfoco dos alunos para gerar o interesse e a interação deles nas atividades, evitar a mudança de ambiente ou de rotina, a fim de evitar crises de sofrimento pela mudança, pois o apego a hábitos e rotinas também são características do transtorno, assim como a utilização da linguagem simples, que é internacionalmente reconhecida como ferramenta de inclusão por simplificar a linguagem utilizada. Finalmente chegando à conclusão de que este tema merece mais pesquisas de outros campos a fim de aperfeiçoar as estratégias propostas que até a finalização deste trabalho são teóricas, mas faz-se importante por iniciar a discussão sobre a inclusão do público TEA na contação de histórias</p> André Siqueira Campos, Cristiane de Souza Magnani Copyright (c) 2024 http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/revmulti/article/view/386 Tue, 27 Feb 2024 00:00:00 +0000