Identidade visual estratégica para pequena empresa

Autores

  • Carina Santos Silveira
  • Rodrigo Luz Santos
  • Ariosvaldo Felix do Nascimento Filho
  • Afonso Henrique Loria da Silva

DOI:

https://doi.org/10.55905/rmuscv1n3-011

Palavras-chave:

identidade visual, pequena empresa, estratégica, meio digital

Resumo

Dada a importância de uma Identidade Visual que seja profissional e adaptativa tanto ao meio digital quanto ao físico, foi proposto um novo sistema aliado a estratégias de gestão da marca para uma pequena empresa real que surgiu pela necessidade de empreender. O Sistema de Identidade Visual atual dessa pequena empresa foi analisado, os problemas identificados em sua comunicação visual foram detalhados e um projeto desenvolvido. O projeto está baseado nas etapas de projetação da metodologia de Bruno Munari, iniciando pela problematização e partindo para a sua subdivisão em problemas menores, deixando-os mais evidentes. Em seguida, dados importantes para a criação foram coletados com a gestora da empresa durante reuniões realizadas com o objetivo de analisá-los e então, prosseguir para a etapa da pesquisa dos possíveis materiais que poderiam ser utilizados, aplicação de testes e experimentações. Após completar o processo inicial, alguns modelos foram gerados através dos rascunhos para que fosse possível evidenciar uma solução preliminar. Por fim, com a realização das devidas verificações do modelo selecionado, o desenho construtivo da solução definitiva foi criado e finalizado. Com a finalização de todas as etapas da metodologia de Munari, o resultado obtido foi um logotipo mais profissional, elegante, harmonioso e com uma maior percepção de valor por parte do público-alvo da empresa. Trazendo ainda, cores marcantes que oferecem um contraste melhor e permitem uma aplicação mais versátil, dessa forma, a empresa pôde se reposicionar no mercado. Ainda que a metodologia de Bruno Munari não seja específica para projetos de Identidades Visuais, foi possível aplicá-la e elaborar uma tão assertiva quanto outra que se apoie nas metodologias voltadas somente ao tipo de projeto. Também, foi possível perceber que um projeto de design profissional, especialmente de Identidade Visual, é capaz por si só de transmitir valor para o consumidor de uma marca.

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Publicado

2023-11-06

Edição

Seção

Artigos