POSSIBILIDADES NO ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE METODOLOGIAS EM ESCOLAS NÃO BILÍNGUES
Palavras-chave:
Ensino de Língua Inglesa, Educação Infantil, Ensino de Língua EstrangeiraResumo
O ensino de inglês no Brasil tem, desde o início, uma ligação com o modelo social vigente. Com altos e baixos, houveram reformas que aumentavam a carga horária e outras que a diminuíam. Porém, sua importância sempre foi enfatizada. Com essa oscilação, várias metodologias foram testadas para que a aprendizagem ocorresse de acordo com os objetivos que eram buscados. Então, em 1996, a LDB finalmente passou a garantir o ensino da língua estrangeira a partir do ensino fundamental II. Mas o cenário mudou e a busca pela aquisição de uma segunda língua está sendo cada vez mais precoce, principalmente em escolas bilíngues. Há várias pesquisas neste tipo de instituição, na qual a vivência da segunda língua é maior, então ocorre de maneira natural. Tendo em vista a falta de estudos em escolas não bilíngues, o objetivo geral do presente trabalho é analisar a inserção de uma segunda língua nas mesmas. Para isto, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa com bases em autores como Oliveira (1999), Moral-Pereira (2016) e Brun (2004); além disso, uma experiência comparando as metodologias utilizadas em duas instituições de ensino da cidade de Curitiba para averiguar a eficácia das mesmas. Contudo, analisando as diferenças – que não foram significativas – constatou-se que independente da metodologia, o que se deve buscar primeiramente é a abordagem utilizada na escola e apresentar a língua inglesa de forma lúdica e significativa. Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa. Educação Infantil. Ensino de Língua Estrangeira.