A FIGURA MASCULINA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO OLHAR SOBRE O SUJEITO

Autores

  • Giovani SCOLARO
  • Marilice Mugnaini

Palavras-chave:

Docência, Crianças, Sexo Masculino, Preconceitos, Influência

Resumo

O presente artigo aborda o histórico do professor desde a antiguidade até os tempos atuais, perpassando pela docência masculina e sua relação com a educação de crianças, na qual se aborda os preconceitos e o estigma de que a educação é um território feminino. Em seguida, traz relatos de professores de crianças das séries iniciais do ensino fundamental, analisando estes, com respaldo em autores da área. Buscou-se a análise da influência no desenvolvimento da criança, quando há a figura docente masculina inserida em seu contexto escolar nas séries iniciais, justificando-se em um novo olhar sobre a educação e o papel da figura masculina nesta conjuntura. Este artigo apresenta-se como uma ferramenta de aprofundamento e apresentação, das influências da figura masculina no meio educativo, para o desenvolvimento infantil. Como estudado, a imagem do professor acaba sendo relacionada, algumas vezes, à figura paterna, e este, mostra-se como provedor e pessoa de autoridade, podendo ser para alguns a única relação e exemplo de figura masculina, pela inexistência desta em sua rotina diária. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos: livros, artigos científicos, documentos legislativos, teses, dissertações, e relatos de experiência de professores, sendo embasada pelos principais autores da área como Louro (2004), Nóvoa (1987) e Freire (2018). Considerou-se que, por mais que existam muitos preconceitos sofridos pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, as barreiras impostas pela sociedade, e os demasiados desafios encontrados durante a formação e a carreira, vale a pena ser um professor de crianças, devido às recompensas emocionais e valorosas encontradas, as alegrias do aprendizado e da percepção de sua influência sobre um ser em desenvolvimento. É notório também que este, possui sua parcela de influência no desenvolvimento de seus discentes, enquanto seres em constante aprendizado e evolução, e também sedentos por conhecimento. Palavras-chave: Docência. Crianças. Sexo Masculino. Preconceitos. Influência.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

SCOLARO, G., & Mugnaini, M. (2023). A FIGURA MASCULINA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM NOVO OLHAR SOBRE O SUJEITO. In Litteras, 7(1), 1–20. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/306