A DIVERSIDADE DE “INFÂNCIAS” CONSTRUÍDAS A PARTIR DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E DO AMBIENTE ESCOLAR: UM RESUMO TEMÁTICO

Autores

  • Heloísa Monte Serrat BARBOSA
  • Laura Monte Serrat BARBOSA

Palavras-chave:

Infância, Escola, Diversidade

Resumo

O presente trabalho convida o leitor a um breve passeio pelas "infâncias" historicamente vividas e construídas. Analisa a vivência da criança com o ato de brincar e sua importância para o desenvolvimento infantil. Em nosso país podemos encontrar diversas formas de ser criança e de entender a infância, tudo vai depender do espaço no qual a criança se encontra geograficamente e de seu contexto social. Discute-se o acompanhamento dessa diversidade de infâncias no ambiente escolar. Há também uma reflexão importante a respeito do espaço público (escola) e do espaço privado (residência). A criança, ao entrar em contato com o ambiente escolar, precisará aprender a conviver neste espaço e a escola, a lidar adequadamente com as crianças que comporão as turmas, já que há a diversidade de tempo de aprendizagem entre todas elas. Relata, também, o quanto a experiência de estar na escola, pode ser fantástica se vivida e experimentada de verdade. Palavras-chave: Infância. Escola. Diversidade

Downloads

Publicado

2023-03-23

Como Citar

BARBOSA, H. M. S., & BARBOSA, L. M. S. (2023). A DIVERSIDADE DE “INFÂNCIAS” CONSTRUÍDAS A PARTIR DO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO E DO AMBIENTE ESCOLAR: UM RESUMO TEMÁTICO. In Litteras, 6(1), 1–6. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/302