A DISLEXIA E A PRÁTICA: UMA VIVÊNCIA

Autores

  • Emily Oliveira de ARAÚJO
  • Valter Zotto de ANDRADE

Palavras-chave:

Dislexia, Distúrbio de Aprendizagem, Professor, Recursos Didáticos

Resumo

A dislexia, em conjunto ao déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), é a questão que mais está presente no baixo rendimento escolar (MEDEIROS, 2012). Neste caso, é imprescindível que sejam tomadas medidas para que o ensino seja mais eficaz para crianças com algum distúrbio de aprendizagem, juntamente à capacitação do professor por meio do reconhecimento destas questões e como lidar com elas. Por isso, recursos para conseguir se aproximar de alunos com dislexia, atividades em sala, acompanhamentos com os devidos profissionais, além de, simultaneamente, o reconhecimento de que o aluno disléxico é como qualquer outro se fazem essenciais para que o mesmo possa terminar o ensino regular sem que haja obstáculos. Também é importante ter ciência das dificuldades que um aluno portador de dislexia enfrenta e reconhecer o potencial que ele tem. Para isso, foi feito um estudo embasado em Maria Celina Gazola Medeiros (2012) e Michael Farrell (2008) para mostrar recursos didáticos a serem adotados por docentes que possuem um aluno com dislexia em sala de aula, além de como lidar com estes estudantes que têm diagnóstico. Também foi realizada uma pequena análise de caso de um aluno disléxico para mostrar seus avanços e dificuldades no tempo de 4 (quatro) meses. Palavras-chave: Dislexia. Distúrbio de Aprendizagem. Professor. Recursos Didáticos

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

ARAÚJO, E. O. de, & ANDRADE, V. Z. de. (2023). A DISLEXIA E A PRÁTICA: UMA VIVÊNCIA. In Litteras, 6(1), 1–12. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/301