PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E PEDAGOGO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ALUNO HOSPITALIZADO

Autores

  • Paola Terezinha MONTOVANI
  • Mariana Saad Weinhardt COSTA

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Atendimento Domiciliar

Resumo

Neste artigo discute-se a importância do professor/pedagogo no processo de escolarização e recuperação do indivíduo hospitalizado. Partindo do contexto histórico e sua trajetória até os dias atuais, evidenciando os diretos das crianças e adolescentes em processo de tratamento de saúde, as práticas e saberes necessários para uma formação qualificada e habilidades adequadas destes profissionais de classes hospitalares e a relevância do envolvimento dos diversos grupos (médicos, enfermeiros, familiares) no processo de reabilitação e reintegração dessas pessoas ao grupo escolar e suas rotinas diárias. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, o grande diferencial que o professor/pedagogo pode ocasionar na vida dessas crianças e adolescentes hospitalizados, por meio das vivências, trocas de conhecimentos, diálogos e o olhar humanizado para seu aluno, com isso, auxiliando o resgate da identidade dos internados e proporcionando uma nova visão de mundo e perspectivas de um futuro promissor. O processo de ensino e aprendizagem ocorre nesse meio, de maneira adaptada, diferenciada, criativa e com um currículo flexível. Este artigo também apresenta uma abordagem de outro método educacional utilizado para dar continuidade na escolarização do aluno impossibilitado de frequentar o ensino regular, sendo esse o atendimento domiciliar, o qual possibilita o aluno a continuidade do ensino destinado à sua faixa etária. Mesmo sendo um atendimento em um ambiente em que o discente já está acostumado, faz-se necessário adaptações para melhor conforto do mesmo. A escuta do professor e pedagogo em todos os meios que a Educação permeia são de suma importância, e nos hospitais são essenciais, pois todas as pessoas que estão envolvidas com o paciente estão em constante aprendizagem. Palavras-chave: Educação. Saúde. Atendimento Domiciliar.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

MONTOVANI, P. T., & COSTA, M. S. W. (2023). PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E PEDAGOGO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ALUNO HOSPITALIZADO. In Litteras, 6(1), 1–22. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/300