PEDAGOGIA HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR E PEDAGOGO NO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DO ALUNO HOSPITALIZADO
Palavras-chave:
Educação, Saúde, Atendimento DomiciliarResumo
Neste artigo discute-se a importância do professor/pedagogo no processo de escolarização e recuperação do indivíduo hospitalizado. Partindo do contexto histórico e sua trajetória até os dias atuais, evidenciando os diretos das crianças e adolescentes em processo de tratamento de saúde, as práticas e saberes necessários para uma formação qualificada e habilidades adequadas destes profissionais de classes hospitalares e a relevância do envolvimento dos diversos grupos (médicos, enfermeiros, familiares) no processo de reabilitação e reintegração dessas pessoas ao grupo escolar e suas rotinas diárias. Nesta perspectiva, a proposta apresentada aponta, em especial, o grande diferencial que o professor/pedagogo pode ocasionar na vida dessas crianças e adolescentes hospitalizados, por meio das vivências, trocas de conhecimentos, diálogos e o olhar humanizado para seu aluno, com isso, auxiliando o resgate da identidade dos internados e proporcionando uma nova visão de mundo e perspectivas de um futuro promissor. O processo de ensino e aprendizagem ocorre nesse meio, de maneira adaptada, diferenciada, criativa e com um currículo flexível. Este artigo também apresenta uma abordagem de outro método educacional utilizado para dar continuidade na escolarização do aluno impossibilitado de frequentar o ensino regular, sendo esse o atendimento domiciliar, o qual possibilita o aluno a continuidade do ensino destinado à sua faixa etária. Mesmo sendo um atendimento em um ambiente em que o discente já está acostumado, faz-se necessário adaptações para melhor conforto do mesmo. A escuta do professor e pedagogo em todos os meios que a Educação permeia são de suma importância, e nos hospitais são essenciais, pois todas as pessoas que estão envolvidas com o paciente estão em constante aprendizagem. Palavras-chave: Educação. Saúde. Atendimento Domiciliar.