O DESENVOLVIMENTO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA A PARTIR DAS HISTÓRIAS VIVIDAS E A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Espectro Autista, Família, Histórias VividasResumo
O presente trabalho tem por objetivo esclarecer os principais aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança no Transtorno do Espectro Autista, expondo as dificuldades mais persistentes e emblemáticas nestes casos, dando ênfase na supremacia da família como instigadora e promotora de vivências que proporcionam à criança autista a manutenção e a instauração de novos aprendizados, ampliando dessa forma seu repertório cognitivo e de interação social, promovendo possíveis mudanças no comportamento a partir destas ações. Com a finalidade de trazer um exemplo vivo e atual que retrate essa realidade, este trabalho apresenta uma análise de excertos de uma entrevista semiestruturada, realizada com uma família com experiência e vivências relacionadas ao recebimento do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e de todo processo de aceitação e adaptação decorrentes deste. A intenção que motiva essa busca é a de comparar os relatos da família escolhida com os conhecimentos teóricos de especialistas da área que respaldarão tais falas. Os relatos apresentados neste trabalho podem não representar de forma unânime as famílias, contudo certamente são fonte de dados relevantes e que se repetem no cotidiano de muitas. A relação coerente e simultânea entre a escola e a família como estruturas imprescindíveis que se complementam e favorecem a aprendizagem da criança, também será descrita neste estudo que tem como intuito expor a importância do estreitamento dessas relações. Dessa forma, este estudo expõe ações consideradas promissoras e determinantes para o desenvolvimento global da criança no Espectro Autista, atuando como ferramenta norteadora para famílias que se encontram nesta determinada circunstância. Palavras-chave: Espectro Autista. Família. Histórias Vividas