FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO CEGO NO ENSINO REGULAR

Autores

  • Patricia de OLIVEIRA
  • Alexandre Ribeiro MARTINS

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Inclusão, Formação Continuada

Resumo

Quando se pensa em uma pessoa cega, imagina-se uma pessoa, triste, sofrida, sem sentimentos e emoções, porém, ao contrário do que se pensa, uma pessoa cega, se estimulada desde pequena, pode-se desenvolver como qualquer outra pessoa, que também tem suas limitações. É preciso que seu processo de ensino-aprendizagem seja realizado de forma eficiente, por isso, é necessário que o professor esteja em constante atualização, que ele busque sempre novos conhecimentos, para que junto a escola e a comunidade possam fazer com que esse aluno se sinta parte da sociedade, criando sua própria identidade e autonomia. O apoio da família para essa inclusão é muito importante e necessário, pois, é primeiramente em casa que a pessoa cega terá os primeiros contatos com mundo externo, e cabe a família dar os primeiros ensinamentos, assim como acontece com qualquer outra pessoa. Antes de mais nada, para que a inclusão seja eficiente o cego precisa ser visto como qualquer outra pessoa, e não apenas por sua deficiência. Palavras-chave: Deficiência Visual. Inclusão. Formação Continuada

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

OLIVEIRA, P. de, & MARTINS, A. R. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO DO ALUNO CEGO NO ENSINO REGULAR. In Litteras, 6(1), 1–25. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/298