PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO POSSÍVEL

Autores

  • Leticia Ferreto CAMARGO
  • Marilice Mugnaini Soffa
  • Daniel Markowicz

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Professor

Resumo

O presente estudo tem como objetivo articular análises sobre a educação inclusiva, esta que hoje, se faz presente nas escolas, sendo debatida constantemente em todos os níveis educacionais. Busca-se a qualificação e a reestruturação de sistemas de ensino e dos profissionais, pois o aprendizado perpetua no direito das crianças e adolescentes independente da situação social, diversidade cultural e econômica. A educação inclusiva pode ser mais que apenas reconhecer diferenças, esta pode ser um processo multiplicador de construção de saberes para formar cidadãos que possam interagir e participar de uma sociedade justa e democrática. Este estudo tem como problemática questionar estas temáticas que envolvem a inclusão, principalmente em relação ao professor e seus desafios. Igualmente é importante evidenciar que, currículos tradicionais e fragmentados não desenvolvem a inclusão e dificultam ainda mais o processo de aprendizado do aluno com necessidades educacionais especiais, pois currículos padronizados não proporcionam o desenvolvimento de habilidades e independência do aluno, não oportunizam um pensar em diferentes contextos, criando assim rótulos e a exclusão do aluno em ambiente escolar. Como encaminhamentos metodológicos, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e documental, buscando argumentos que valide a tese que, a inclusão nas escolas pode concretizar-se pela reorganização do trabalho pedagógico, adaptação individual e metódica do currículo escolar. A pesquisa se respalda em autores da área como Mantoan (1998, 2001), Carvalho (2000, 2010) e Mittler (2003) e nos principais documentos legislativos da educação inclusiva. Nesse sentido, considerou-se que a discussão sobre a inclusão escolar vai além de metodologias de ensinar, ela detém de conjuntos pragmáticos e de ideais sociológicos psicológicos, pedagógicos e filosóficos para então se pensar em assegurar e exercitar esta. Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Professor.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

CAMARGO, L. F., Soffa, M. M., & Markowicz, D. (2023). PERSPECTIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DESAFIO POSSÍVEL. In Litteras, 6(1), 1–12. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/297