A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM A SÍNDROME DO X FRÁGIL E COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Monaliza Ehlke Ozorio HADDAD

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Síndrome do X Frágil, Transtorno do Espectro do Autismo

Resumo

A Síndrome do X Frágil (SXF) é uma perturbação do desenvolvimento que resulta de uma mutação do cromossoma X, sendo a forma mais comum de deficiência intelectual hereditária. As características cognitivas, comportamentais, linguagem e fala, relacionamento interpessoal e social e funções executivas são as que mais afetam na escolaridade das crianças com a Síndrome do X Frágil, existe uma estreita relação entre a SXF e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A finalidade desta pesquisa foi em compreender a inclusão escolar de crianças com Síndrome do X Frágil e com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais de escolarização. O estudo enquadra-se no paradigma da investigação interpretativa (ERICKSON, 1986), com abordagem qualitativa, e foi usada a análise de conteúdo para o tratamento de dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com pais e professores, sendo estas as principais fontes de dados necessários a esta investigação envolvendo a escola e a família dos alunos diagnosticados com a SXF e TEA. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Síndrome do X Frágil. Transtorno do Espectro do Autismo.

Biografia do Autor

Monaliza Ehlke Ozorio HADDAD

A Síndrome do X Frágil (SXF) é uma perturbação do desenvolvimento que resulta de uma mutação do cromossoma X, sendo a forma mais comum de deficiência intelectual hereditária. As características cognitivas, comportamentais, linguagem e fala, relacionamento interpessoal e social e funções executivas são as que mais afetam na escolaridade das crianças com a Síndrome do X Frágil, existe uma estreita relação entre a SXF e o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A finalidade desta pesquisa foi em compreender a inclusão escolar de crianças com Síndrome do X Frágil e com Transtorno do Espectro do Autismo nos anos iniciais de escolarização. O estudo enquadra-se no paradigma da investigação interpretativa (ERICKSON, 1986), com abordagem qualitativa, e foi usada a análise de conteúdo para o tratamento de dados obtidos em entrevistas semi-estruturadas com pais e professores, sendo estas as principais fontes de dados necessários a esta investigação envolvendo a escola e a família dos alunos diagnosticados com a SXF e TEA. Palavras-chave: Inclusão Escolar. Síndrome do X Frágil. Transtorno do Espectro do Autismo.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

HADDAD, M. E. O. (2023). A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM A SÍNDROME DO X FRÁGIL E COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. In Litteras, 6(1), 1–13. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/293