OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA POSSIBILIDADE DA “EDUCAÇÃO NAS NUVENS
Palavras-chave:
Educação, Tecnologias Online, Objetos de AprendizagemResumo
O presente estudo tem como escopo apresentar os objetos de aprendizagem como possibilidade de material didático disponível online. Sendo assim, possui a finalidade de corroborar para aprofundamento da temática abordada, já que, se justifica por sua importância para a formação de professores e pela necessidade de explicitar sobre um material tão rico e ainda desconhecido por vários profissionais da Educação. Refletir sobre este tema é essencial, pois hodiernamente, a sociedade informacional vem também, determinando o processo de construção do conhecimento e como este é partilhado. Neste contexto, a educação é afetada, pois precisa se adaptar às mudanças (tecnológicas) desta sociedade. A pesquisa é bibliográfica e respaldada em autores das áreas da Educação e Tecnologia e, para um maior enriquecimento, foram feitas buscas por algumas ferramentas online de organização e compartilhamento de arquivos (dados nas nuvens) e alguns repositórios de objetos de aprendizagem. A partir deste encaminhamento metodológico, o artigo versa sobre as diversas perspectivas de objetos de aprendizagem e suas categorias, a importância da escolha deste material pelo professor, visando o conhecimento das ferramentas de criação e sua utilização. Este trabalho apresenta os objetos de aprendizagem como mais uma possibilidade de material didático inovador, indo além de uma concepção didática fundamentada, principalmente, em aulas essencialmente voltadas à transmissão de conhecimento, não ao compartilhamento. O propósito de realizar esta pesquisa foi formativo e informativo. A inovação tecnológica é uma constante e informar sobre os novos materiais disponíveis nas nuvens contribui para uma formação mais consistente que abrange conhecimentos técnicos e pedagógicos. Palavras-chave: Educação. Tecnologias Online. Objetos de Aprendizagem.