A DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO

Autores

  • Camila Cassia dos REIS
  • Solange Viaro PADILHA

Palavras-chave:

Dança, Desenvolvimento Integral, Autoconhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar a prática da dança como ferramenta educacional para o desenvolvimento integral do indivíduo, a qual deve ser trabalhada de forma a envolvê-lo por completo. É nítida a importância da relação e da parceria dos profissionais docentes para com os estudantes na realização deste processo. No decorrer do trabalho com o corpo, existem diversos aspectos que precisam estar em sintonia. Uma vez que a educação possui a formação dos cidadãos como um de seus principais objetivos, é essencial que durante esse período os alunos comecem a refletir a respeito de suas inseguranças e sobre socialização, de forma a se expressar, se conhecer, conhecer o outro e o meio. Ao falarmos da dança como ferramenta auxiliadora no processo educacional, faz-se necessário que as diferenças desses alunos sejam respeitadas e que se tenha um olhar atento durante a realização do mesmo, rompendo preconceitos. Desta forma, as conclusões alcançadas irão expor a importância do trabalho com a dança, que deve ajudar o aluno a se desenvolver tanto interna quanto exteriormente, valorizando suas emoções e expressões de forma com que se sinta cada vez mais integrado e conhecedor de si. A pesquisa está embasada nos registros do autor e teórico da dança Rudolf Laban e em alguns documentos que regem a Educação, tais como a Base Nacional Comum Curricular, as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e Educação Física, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e outras leis.   Palavras-chave: Dança. Desenvolvimento Integral. Autoconhecimento.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

REIS, C. C. dos, & PADILHA, S. V. (2023). A DANÇA NO CURRÍCULO ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. In Litteras, 5(1), 1–20. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/288