DO PICADEIRO À ESCOLA: A IDENTIDADE DA CRIANÇA DE CIRCO E OS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO DOS POVOS ITINERANTES
Palavras-chave:
Educação itinerante, Inclusão, Criança CircenseResumo
Este artigo trata do tema “do picadeiro à escola: a identidade da criança de circo e os aspectos da educação dos povos itinerantes” tendo como objetivo conhecer a história dos povos itinerantes que apesar de estarem incluídos na mesma resolução possuem historias distintas, por este motivo o artigo discorre sempre focando nas individualidades de seus métodos de aprender e de suas trajetórias escolares, com interesse maior na vida da criança circense, buscando entender como ocorre a formação de sua identidade social e cultural no processo de mudanças de localidades incessáveis e em contato com realidades diferentes em um curto período de tempo, conciliando a transmissão do saber circense com a aprendizagem escolar, sempre levando consigo toda uma bagagem de conhecimentos agregados, devido aos muitos lugares que percorreu essa criança. As numerosas adversidades relacionadas aos itinerantes ocasionam em algumas complicações nas matrículas, com isso o ensino no Paraná tem sido integrado a um sistema de rendimento escolar facilitando as documentações no ato da matricula até sua transferência para outra escola, fazendo com que o aluno não perca dias letivos por motivos burocráticos, dispondo de um aproveitamento maior até se realocar em uma nova instituição de ensino. As divergências e similaridades entre teoria e práticas são apresentadas neste artigo, com o objetivo de gerar uma discussão e um repensar sobre o tema, esclarecendo algumas convicções precipitadas carregadas pela falta de informação, durante a história. A metodologia de pesquisa utilizada é a qualitativa, buscando referenciais bibliográficos para embasar a teoria juntamente com a absorção de dados em forma de entrevista, pois a mesma proporciona um contato direto com a realidade e identidade circense. Palavras-chave: Educação itinerante. Inclusão. Criança Circense