EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: À LUZ DA MEDITAÇÃO

Autores

  • Monica da Silva Leite GOMES

Palavras-chave:

Educação, Educação de jovens e adultos, Meditação

Resumo

Este artigo aborda a importância da inserção da meditação no âmbito escolar, especificamente na educação de jovens e adultos. Cientificamente, já é comprovado que a meditação é uma excelente ferramenta educativa, pois ao meditar há uma significativa diminuição da ansiedade, da falta de atenção, adquirindo foco e auxilia na compreensão dos conteúdos trabalhados em sala, tornando assim, o discente mais disposto e participativo. O objetivo principal do estudo foi investigar e colocar em prática, se a meditação, na educação de jovens e adultos realmente apresentaria êxito na aplicação. hoje a indisciplina, a hiperatividade, a falta de concentração e empatia vêm contribuindo com o fracasso escolar, causando diversos transtornos a professores e alunos. Por meio da meditação, a ciência vem revelando que é possível reverter esse quadro, pois esta prática ajuda a acalmar, por meio da respiração e, concentra-se todo nosso momento no agora, trazendo paz e equilíbrio, obtendo concentração e mais atenção, sendo condições para o dia a dia escolar. A meditação saiu do campo místico e passou a ser estudada pela ciência sendo inserida também nas escolas, mostrando sua eficácia no desenvolvimento cognitivo. Para o cumprimento desta pesquisa, esta teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um projeto de intervenção, este atrelado à disciplina de Estágio do Curso de Pedagogia. Foi realizada por oito semanas a meditação no contexto educacional de jovens e adultos, focando na respiração, com palavras-chave diárias. A prática meditativa rápida de três a dez minutos (diários) mostrou ótimos resultados no ambiente escolar.   Palavras-chave: Educação. Educação de jovens e adultos. Meditação.

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

GOMES, M. da S. L. (2023). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: À LUZ DA MEDITAÇÃO. In Litteras, 5(1), 1–14. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/286