POSSÍVEIS CAMINHOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Líliam Maria Born MARTINELLI
  • Marilda Aparecida BEHRENS
  • Raquel Maistrovicz Tomé GONÇALVES
  • Sirlene Donaiski MOTIN

Palavras-chave:

Complexidade, Desenvolvimento Sustentável, Formação docente

Resumo

O marco global para redirecionar a humanidade para um caminho sustentável, foi estabelecido a partir da Rio (+20) no Rio de Janeiro em 2012. Decorrente disso, a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (UNITED STATES, 2015), apresenta como características principais a universalidade e a indivisibilidade. No centro da agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que descrevem os desafios de desenvolvimento para a humanidade. Para a implementação da aprendizagem para os ODS, segue-se a ideia de integrar aos sistemas de educação formal e não-formal estratégias de ensino por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Os objetivos da EDS visam ultrapassar barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, como desigualdade, padrões de consumos insustentáveis, falta de capacidade institucional e degradação ambiental. Nas formações de professores percebe-se a necessidade de desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes, motivação e compromisso com a sustentabilidade. As práticas de ensino inovadoras poderiam promover uma aprendizagem que desenvolva competências de sustentabilidade e incluir possibilidades de colaboração orientada para projetos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, de modo especial os Sete Saberes para a Educação do Futuro, e também da Metodologia de Projetos em busca de uma proposta de formação de professores contemple a EDS. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pois está interessada em contribuir com a mudança de uma situação que preocupa grande parte dos pesquisadores (FLICK, 2009), documental visto que exigirá um estudo profundo do documento EDS e bibliográfica, pelo fato de ter apoio no enquadramento teórico constituído por Morin (2009; 2011; 2015; 2016); Behrens (2013; 2015) e UNESCO (2017). Entre os principais resultados destaca-se a estreita relação entre as indicações apresentadas pelo documento Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), os princípios da Teoria da Complexidade, Os Sete Saberes para a Educação do Futuro e o uso da Metodologia de Projetos como estratégia capaz de alcançar uma educação que considere o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho foi apresentado no XXV Colóquio da AFIRSE Portugal, na Universidade de Lisboa, em janeiro de 2018.   Palavras-chave: Complexidade. Desenvolvimento Sustentável. Formação docente

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Publicado

2023-03-23

Como Citar

MARTINELLI, L. M. B., BEHRENS, M. A., GONÇALVES, R. M. T., & MOTIN, S. D. (2023). POSSÍVEIS CAMINHOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SOB A LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE. In Litteras, 5(1), 1–13. Recuperado de http://unisantacruz.edu.br/revistas/index.php/inlitteras/article/view/285